Desfile da Pátria reúne hoje mais de 2 mil componentes, com 36 pelotões e 13 fanfarras

O tradicional desfile da Pátria em Baixo Guandu que se realiza neste 7 de setembro vai ser gigantesco: cerca de 2 mil integrantes estarão participando, em 36 pelotões, tudo abrilhantado por 13 fanfarras das diversas escolas do município.

“As escolas se prepararam com muita dedicação e vamos ter um grande desfile, com participação também de entidades da cidade e grupos que se organizaram para homenagear nossa Pátria”, explicou ontem a secretária municipal de Educação Cenira Antonia da Silva.

Ontem o prefeito Neto Barros reuniu pela manhã seu secretariado no gabinete, quando entre outros assuntos, foi abordada a organização do desfile cívico. Várias Secretarias estarão envolvidas na programação, para garantir um espetáculo que se tornou tradição na cidade.

O desfile começa às 16 horas com concentração na Praça São Pedro, estendendo-se ao longo da avenida Carlos de Medeiros até as proximidades do Banco do Brasil, onde foi montado um palanque com sonorização.

Os 36 pelotões são compostos em sua grande maioria pelas escolas municipais, mas outros grupos também vão participar, entre eles a Polícia Militar, a APAE, os Desbravadores da Igreja Adventista, os cavaleiros e os motociclistas.

Este ano o desfile terá como novidade também um pelotão pomerano, que marcará presença para divulgar a grande festa que será realizada em Baixo Guandu nos dias 7 e 8 de outubro. A primeira Guandu Pomerfest se realiza pela primeira vez na cidade, objetivando resgatar valores culturais dos pomeranos – cerca de 40% da população do município são descentes desta etnia.

Outra grande atração do desfile cívico vai ser a presença das bandas (ou fanfarras) das diversas escolas de Baixo Guandu. Conforme uma das coordenadores do desfile, Daenne Wendler Ortolan, vão estar presentes as fanfarras das escolas Kennedy, Ginasio Brasil, Polivalente, Benevenuto, João Júlio, Darlene, João XXIII, Julia Fischer, Estadual, Aladia Paiva , Elza Ewald e Carlos Frederico – as duas últimas dos distritos do KM 14 e Vila Nova do Bananal.  O grupo de Desbravadores também se apresentará com sua fanfarra.

A previsão é que o desfile em Baixo Guandu tenha duração de quatro horas, com presença de grande público garantida ao longo da avenida Carlos de Medeiros.

As comemorações cívicas vão chegar também ao interior. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os quatro distritos  vão ter desfile: no dia 9 às 16h30m no KM 14; dia 10 em Ibituba às 16 horas; dia 13 às 16 horas em Vila Nova do Bananal e finalmente dia 15 de setembro às 18 horas no distrito de Alto Mutum Preto.