Desfile da Pátria teve presença de grande público, num belo espetáculo da Independência

Confirmando a tradição de realizar no dia 7 de setembro um belo espetáculo em comemoração à independência do Brasil, mais de 3 mil pessoas desfilaram na manhã de hoje na avenida Carlos de Medeiros, a principal de Baixo Guandu.

Todo o desfile foi acompanhado por um grande público, que prestigiou em massa os 41 pelotões que se apresentaram no centro da cidade, desde a praça São Pedro até as proximidades do banco do Brasil, onde o palanque oficial foi armado e aconteceram apresentações e evoluções dos participantes.

O desfile começou às 7h30, com abertura da banda municipal Lyra Guanduense executando o hino nacional brasileiro. Primeiramente desfilaram os alunos das creches da cidade, seguidos de várias escolas e 17 fanfarras das escolas públicas e particulares de Baixo Guandu, todos muito empenhados em promover um bonito espetáculo lembrando a independência do Brasil.

Mais uma vez os guanduenses prestigiaram em massa o desfile e este ano o público teve mais conforto: a Prefeitura Municipal providenciou arquibancadas com 100 metros de extensão e banheiros químicos, além de grades divisórias nas proximidades do palanque para facilitar a evolução e apresentações das escolas e pelotões.

Além das escolas municipais públicas e particulares de Baixo Guandu, o desfile da Pátria contou com pelotões da Policia Militar, de entidades assistenciais, ciclistas, trilheiros, motoclubes, de religiões da cidade e de cavaleiros. Um pelotão formado por descendentes de pomeranos também se apresentou, divulgando a 2ª Pomerfest, que se realiza na cidade entre os dias 12 e
14 de outubro próximo.

O prefeito Neto Barros acompanhou todo o desfile do palanque oficial e agradeceu mais uma vez o empenho de todos os participantes, destacando não só o envolvimento das escolas da cidade, mas também a participação de diversos pelotões envolvendo a comunidade.

“Foi um espetáculo muito bonito e todos estão de parabéns. Mais uma vez nosso desfile da independência foi um grande sucesso”, disse o prefeito.

A secretária de Educação Cenira Antônia da Silva, responsável direta pela organização do desfile, também agradeceu aos professores, alunos, à equipe organizadora e lembrou da importância do envolvimento da sociedade guanduense no desfile. “Foi muito gratificante ver nossa avenida Carlos de Medeiros   com um grande público. Valeu a pena todo o esforço e o belíssimo espetáculo proporcionado”, falou a secretária Cenira.

As comemorações da Semana da Pátria prosseguem agora no interior:  amanhã, sábado, haverá desfile no distrito de Alto Mutum Preto, a partir das 17 horas, e no domingo, dia 9, será vez do distrito de Ibituba comemorar a independência e partir das 16 horas.

Na próxima semana, as escolas também vão desfilar nos distritos de Vila Nova do Bananal (dia 13, quinta-feira) e no dia 14, sexta-feira, será a vez do KM 14 do Mutum, com inicio previsto para as 16 horas.