Desinfeccão, campanhas educativas, espaçadores de público, vacinação: luta contra o coronavírus não para

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve, há mais de 40 dias, um intenso trabalho para evitar a chegada do novo coronavírus em Baixo Guandu, envolvendo diretamente   cerca de 300 profissionais na área da Saúde.

No Espirito Santo, 36 municípios dos 78 existentes já apresentam casos confirmados da doença, o que só faz redobrar os cuidados para evitar a chegada do coronavírus em Baixo Guandu. Municípios bem próximos daqui, como Colatina, Santa Tereza, São Roque do Canaã, Afonso Claudio e Santa Maria de Jetibá já apresentam casos confirmados.

O prefeito Neto Barros, em live realizada na quarta-feira (15/04) direto da Prefeitura nova, elogiou todos os profissionais envolvidos neste trabalho de prevenção.  “Temos que reconhecer tudo que está sendo feito, desde os trabalhos dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e também o pessoal que trabalha no hospital, sempre incansáveis na luta contra o COVID-19.

Registro também o apoio da população no esforço para se manterem em casa, evitando a disseminação   do novo coronavírus”, disse o prefeito Neto.

Trabalhos
O trabalho intenso de prevenção ao novo coronavírus e auxílio aos mais vulneráveis  é intenso em Baixo Guandu. Entre as ações podemos destacar:

• Desinfecção de ruas, postos de saúde e proximidades, vias  de maior movimento de pessoas tanto na sede quanto no interior. A desinfecção é feita com uma solução contendo cloro, que tem ação antiviral e antibactericida;

• Distribuição de 30 mil folhetos educativos em todo o município com orientações   sobre a pandemia

• Campanha intensa de vacinação contra a gripe, inicialmente destinada  aos idosos, que deve ser concluída na próxima semana, tudo feito em domicilio. A partir de ontem (16/04) estão sendo vacinados também doentes crônicos, policiais e forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte público e portuários. Esta etapa envolvendo estes profissionais está sendo feita no SESP e nas UBS da sede e interior;

• Acompanhamento de pessoas oriundas de outros países, estados e locais do ES onde a pandemia está mais atuante, com relação à necessidade de quarentena;

• Aquisição de espaçadores de público, que já foram instalados nas entradas das agências bancárias, agências lotéricas e postos de atendimentos bancários;

• Na próxima semana, a Prefeitura já deve iniciar também a distribuição de 3 mil cestas básicas para socorro às famílias mais vulneráveis, durante a pandemia. A Secretaria de Assistência Social está atualizando estes cadastros via telefone e as cestas também beneficiarão pessoas residentes no interior de Baixo Guandu. Do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), 240 famílias já receberam cestas nesta semana.

240 famílias já receberam cestas da CDA. Na próxima semana a Prefeitura inicia a distribuicao de mais 3 mil cestas a famílias vulneráveis