Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Dia D da campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo

Neste sábado (08) será realizado em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. Em Baixo Guandu, todos os Postos de Saúde estarão disponíveis para atender as crianças de seis meses a menores de cinco anos que receberão as gotinhas da pólio. Já a injeção contra o sarampo será aplicada em crianças de 12 meses até menores de cinco anos. Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias estará apto a tomar as duas vacinas no mesmo dia. A ação marca o início das campanhas nacionais de vacinação contra essas duas doenças infantis graves.

Os pais e responsáveis que não comparecerem no dia Dia D de vacinação poderão levar as crianças para vacinar nos dias de semana nas unidades de saúde municipais até o dia 28 de novembro, quando a campanha se encerra. No dia 22 de novembro será realizado outro Dia D de vacinação.

Pólio

O Espírito Santo não regista caso da doença desde 1987 e o Brasil desde 1989. Mas é preciso manter as crianças vacinadas. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.

Sarampo

O sarampo é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são febre alta (com início em até 12 dias à exposição ao vírus e duração máxima de sete dias), erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior da bochecha.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Fabiano Damasceno