Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Dia do Motorista: orientações para condução veicular segura

Nesta sexta-feira, 25, comemora-se o Dia do Motorista. Independente de exercer a profissão, os motoristas devem, no dia-a-dia, priorizar o cumprimento das leis de trânsito, as regras de circulação bem como o respeito ao pedestre, ao ciclista, ao motociclista e a todos que compõem o trânsito.

Todos os proprietários e condutores de veículos devem ficar atentos à segurança. E um dos pontos que garantem isso é a manutenção do automóvel. Pneus, limpadores de para-brisa, lanternas, retrovisores, e outros itens precisam estar em condições de uso e, por isso, têm de ser verificados periodicamente.

Leis

De acordo com o inciso XVIII do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo assim a segurança dos demais cidadãos, é uma infração grave. Tal atitude acarreta na perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.

Outro detalhe importante é a documentação obrigatória em dia como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O documento garante que o veículo está devidamente licenciado.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias / Elaine Zambon / Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias