Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Diabetes: saiba mais sobre a doença

Hoje, dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes. O Diabetes ocorre quando há um funcionamento inadequado da insulina no organismo, seja pela sua falta (diabetes tipo 1) ou pela diminuição da sua ação (diabetes tipo 2). Apesar do senso comum de que a insulina só seja usada em quadros de diabetes tipo 1, algumas vezes ela pode ser necessária também no diabetes tipo 2.

Todas as pessoas com diabetes podem e devem manter um acompanhamento de saúde em sua Unidade de Saúde. Apesar do controle da glicemia não ser mais o principal alvo terapêutico, ele ainda é um dos pilares de um bom cuidado da pessoa com diabetes. Estudos recentes mostraram que o tratamento intensivo destinado a reduzir os níveis de glicose no sangue não reduz a mortalidade ou complicações macrovasculares do Diabetes tipo 2, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A cessação do tabagismo e a manutenção da pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg, baseados nas evidências de redução de eventos cardiovasculares e mortalidade com essas medidas, são os principais objetivos terapêuticos atualmente. Por outro lado, o controle adequado da glicemia previne complicações microvasculares, como a retinopatia (causa de cegueira), nefropatia (causa de insuficiência renal) e a neuropatia (causa de Pé Diabético, que pode ocasionar úlceras e amputações) e por isso todo o esforço na ampliação e manutenção do acesso à insulina e aos hipoglicemiantes orais.

Farmácia Popular

Para receber os medicamentos gratuitos para diabetes, o cidadão deve comparecer ao estabelecimento credenciado no Programa "Aqui Tem Farmácia Popular" portando CPF próprio, receita médica válida e documento com foto. A receita deverá ser prescrita por um profissional médico e vale tanto para médico particular quanto para médico do SUS.

Além do tratamento para diabetes, o programa também disponibiliza medicamentos gratuitos para hipertensão e asma, além de mais 13 tipos de medicamentos com preços até 90 % mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias