Doações aos atingidos pelas chuvas no Estado serão concentradas no Poliesportivo

Uma reunião realizada na manhã de hoje (20/01), na Câmara Municipal, decidiu que as doações aos atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Sul do Estado na última sexta-feira, vão ser concentradas no Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu.

Hoje a partir das 14 horas os guanduenses interessados em fazer as doações já podem se dirigir ao Poliesportivo, onde uma equipe estará recebendo uma série de itens necessários ao socorro aos atingidos pelas cheias. As doações durante toda a semana poderão ser feitas das 8 às 20 horas.

A necessidade maior de doações abrangem os seguintes itens:
• Alimentos não perecíveis
• Produtos de higiene e limpeza
• Roupas e cobertores
• Calçados e roupas de cama
• Água Mineral
• Ferramentas

A campanha de solidariedade dos guanduenses está sendo coordenada na cidade pela ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais do ES), com a colaboração direta de diversas secretarias da Prefeitura Municipal.

Todo o material recolhido será encaminhado ainda esta semana à Defesa Civil do Estado, que providenciará a entrega aos municípios mais atingidos pelas chuvas na região Sul  – entre eles Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta.

O encontro para definir os rumos da campanha, agora pela manhã, teve uma excelente adesão, com 25 pessoas participando na tomada de decisões de como a campanha se desenvolverá.

Quem tiver  dificuldades em entregar sua doação no Poliesportivo, poderá também faze-lo em locais como a própria Câmara, Igreja Adventista, Sindicato Rural e dos Servidores Públicos e ainda na Associação de Produtores do KM 14. Todo o material recolhido será enviado ao Ginásio Poliesportivo, para facilitar a logística de registro das doações e o encaminhamento à Defesa Civil do Estado.

O presidente da ASCAMVES, vereador Wilton Minarini, participou da reunião e explicou que a entidade se mobilizou em todo o Estado para ajudar os municípios atingidos. Pela Prefeitura, estiveram presentes secretários municipais ou representantes da Saúde, Assistência Social, Comunicação, Esporte e Lazer e diretores de escolas da rede pública.

Alerta
No encontro de hoje foi lembrado também que Baixo Guandu está em alerta para as previsões de até 300mm de chuvas durante os próximos 7 dias, com potencial de provocar danos de natureza grave em todo o município. Os Institutos de Meteorologia lançaram um alerta neste sentido a todo o Estado do Espírito Santo.

O grupo que coordenará as doações em Baixo Guandu se manterá ativo, com novo encontro já marcado para a quarta-feira às 10 horas no Ginásio Poliesportivo. Isto em função da previsão de fortes chuvas também em Baixo Guandu, o que pode exigir uma campanha destinada à cidade, desde que confirmadas as previsões da meteorologia.

O prefeito Neto Barros já determinou que todas as secretarias municipais, além da Defesa Civil local , fiquem em alerta durante esta semana para socorrer possíveis atingidos pelas chuvas previstas para Baixo Guandu  até a próxima segunda feira, 27 de janeiro.

Um grupo foi criado para coordenar as doações aos atingidos pelas chuvas e ficará de prontidão durante toda a semana, tendo em vista que em Baixo Guandu as precipitações previstas também podem causar danos graves