Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Doe sangue antes da Copa e ajude a manter os estoques nos hemocentros

A Copa do Mundo vai começar e os hemocentros do país se organizam para que os estoques de sangue não fiquem baixos durante o evento. Pois assim como o período de férias, fim de ano ou carnaval, a quantidade de doações costuma cair quando se muda a rotina da cidade, o que deve ocorrer no Mundial de 2014. Por isso, doe sangue antes da Copa e ajude a manter nossos estoques regulares.

Durante os dias de jogos – que vai de 12 de junho até 13 de julho – as 12 cidades-sede terão um maior fluxo de pessoas, muitas festas e mudanças na rotina das cidades. Isso pode fazer com que doadores regulares deixem de doar, diminuindo os estoques dos hemocentros. O período ainda coincide com as férias escolares do meio do ano, o que pode contribuir ainda mais com a falta de doadores regulares na cidade.

Doação de sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem ser voluntárias após avaliação e autorização médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar sangue

Hemocentro Regional de Colatina Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias