Dragagem do rio Mutum no km 14 já teve início, com garantia de manutenção até 2019

Uma parceria da Prefeitura de Baixo Guandu com o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, garantiu o início da  dragagem do rio Mutum, no KM 14, um serviço que vinha sendo aguardado com muita expectativa pelos moradores do distrito.

O “Termo de Compromisso” da dragagem, que na prática é uma ordem de serviço, foi assinado na última sexta feira à tarde (17/11) na escola Elza Ewald, na sede do KM 14, na presença do prefeito em exercício Eloy Avelino, do deputado Dary Pagung, secretário estadual de meio ambiente Aladim Cerqueira, secretários municipais, vereadores e grande  número de moradores do distrito.

A dragagem vai ser feita por uma empresa de extração de rochas da região, a Arogran, num acordo compensatório de um passivo ambiental que ela tinha com o Estado. Os responsáveis pela empresa, Ronaldo e Odilon Emerick, assinaram também o termo de compromisso e ainda no sábado já iniciaram os serviços de dragagem.

Um trecho de 3,6 quilometros do rio Mutum vai ser dragado, permitindo o escoamento das águas sem causar inundações na sede do KM 14 e em propriedades ribeirinhas. O serviço vai ser executado novamente em forma de manutenção em 2018 e 2019.

Completamente assoreado nos últimos anos, o rio Mutum da forma que se encontra é uma ameaça permanente ao KM 14, situação que agora está sendo resolvida de forma emergencial.
O secretário estadual de Meio Ambiente Aladim Cerqueira, no entanto, deixou claro que o serviço é apenas emergencial e não resolve em definitivo o assoreamento do rio Mutum.

Aladim explicou que o Governo do Estado já desenvolve na região, em parceria com o Instituto Terra, o programa Reflorestar, que a médio e longo prazos pode sim, acabar com o assoreamento do rio Mutum.

“Precisamos reflorestar as encostas, recuperar nascentes, construir caixas secas e tomar outras atitudes na área ambiental. A  comunidade do KM 14 só vai se livrar do rio assoreado se todos se engajarem nesta luta”, explicou Aladim.

O prefeito em exercício Eloy Avelino fez questão de lembrar a luta  do prefeito Neto Barros e do deputado Dary Pagung em conseguir este benefício ao KM 14, frisando que a comunidade não poderia continuar vivendo com o risco constante de inundações em função do assoreamento do rio Mutum.

Telefone celular

Outro benefício ao KM 14 levado na ultima sexta feira foi o início da instalação da torre de telefonia celular da Vivo. O deputado Dary, o prefeito em exercício Eloy e o secretário de Desenvolvimento Rural, Allony Torres, acompanharam pessoalmente a abertura da estrada de acesso e a terraplanagem da área.

O deputado Dary lembrou que o morro onde a antena vai ser instalada possui 120 metros de altura e, com mais 70 metros da torre, o alcance da telefonia móvel vai beneficiar não somente a sede do KM 14, mas também os arredores do distrito.

“Telefonia é conforto, desenvolvimento, e acredito que até o final do ano a região do KM 14 já esteja com o serviço funcionando”, lembrou o deputado Dary Pagung, que também conseguiu incluir o distrito de Vila Nova do Bananal numa nova licitação do Estado para telefonia móvel que estará sendo realizada esta semana.