Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

EDP realiza transposição de peixes na Usina de Mascarenhas

A partir desta terça-feira, 25, a EDP inicia a transposição manual de peixes na Usina de Mascarenhas, localizada no Rio Doce, no município de Baixo Guandu. A previsão é que o processo, que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade da região, seja concluído em até 10 dias.

Todos os anos, a transferência dos peixes acontece em dois períodos: nos meses de fevereiro e novembro, uma vez que promove benefício ao manejo pesqueiro da região da Usina de Mascarenhas, e aconteça alinhada ao período da piracema, quando os peixes sobem os rios para desovar.

O procedimento permite a continuidade do ciclo natural de reprodução e um total controle das espécies que estão sendo transpostas, evitando a passagem de peixes exóticos que podem competir e até causar a escassez dos animais nativos. Além disso, o processo auxilia na manutenção do estoque pesqueiro local, contribuindo para a atividade de pesca da região. Até o momento foram identificados no Rio Doce 30 tipos diferentes de espécies.

A transposição manual de peixes da Usina de Mascarenhas faz parte da política de sustentabilidade do Grupo e é resultado de um denso estudo do na área de influência do empreendimento que visou apontar alternativas de manejo dos recursos pesqueiros na região.

Como é realizada a transposição

Durante o processo, os peixes são capturados a jusante do barramento pelos pescadores utilizando apetrechos de pesca como tarrafas, redes e anzol. Após a captura, os peixes são imediatamente colocados no barco dentro de uma caixa de isopor com aeração e transportados até a região onde se encontra uma equipe técnica, que é responsável por identificar as espécies, marcar, medir e transferi-lás para uma caixa de fibra própria para transporte de peixes.

Após avaliação dos especialistas e depois de ter certeza sobre as boas condições físicas dos animais, a caixa de fibra é içada com auxílio de um guindaste posicionado em cima do barramento e os peixes são soltos novamente no rio, onde irão completar o seu ciclo natural de reprodução

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914

Assessoria de Imprensa EDP
Fernanda Lozer
Av. Lourival Nunes, nº 390 – Planalto de Carapina – Serra – ES – CEP.: 29.162-748 – Brasil
Tel.: 55 27 3348-4921
Fax.: 55 27 3348-4927
Cel.: 55 27 99849-9904
Texto: Fernanda Lozer
Foto: EDP