Educação desenvolve Projeto de Leitura e Escrita e trabalhos estão expostos na Secretaria Municipal

A rede pública municipal de ensino em Baixo Guandu desenvolveu em 2017 o Projeto Aprofundamento de Leitura e Escrita (ALE), destinado do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os trabalhos realizados nas escolas durante o ano estão expostos na sede da Secretaria Municipal de Educação, representando mais um avanço no ensino público no município.
Uma nota da Secretaria de Educação divulgada ontem explicou os objetivos e os trabalhos realizados durante o ano:

“O Projeto Aprofundamento de Leitura e Escrita – ALE  passou a ser ofertado em nossa Rede a partir do ano de 2017 atendendo ao público de 1º ao 3º ano, com a intenção de estimular nos alunos a arte da leitura habitual para estarem continuamente atualizados diante dos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores. Consolidar a leitura e escrita desenvolvida pelo professor regente através da interação do trabalho desenvolvido pelo educador do ALE.

A necessidade do uso da linguagem é diária, uma vez que o mundo vive numa  constante revolução do conhecimento transformando o homem e sendo transformado.   Assim, oportunizar meios diversos que trabalhem a leitura e escrita dos nossos alunos garante sua emancipação como bom leitor e cidadão. A escola é o gerenciador que precisa  proporcionar um ambiente privilegiado valorizando o hábito de leitura.

Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermedia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem. Portanto, são vários os fatores externos, psicológicos que estimulam  e dificultam o prazer em ler. Cabendo, então, a escola o trabalho responsável e comprometido com a  leitura e escrita, a fim de  formar alunos capazes de ler, interpretar, interagir, transformar, criar um mundo cheio de possibilidades.

Assim, os professores que ministram as aulas participam de encontros de formação continuada durante o ano letivo em curso para estudar, refletir e trocar experiências exitosas a fim de aprimorar seus trabalhos como formadores de bons leitores e estimular nossas crianças a gostar de escrever a partir da leitura.

E, no mês de outubro e novembro os educadores desenvolveram sequências didáticas elaboradas por eles que resultou num trabalho muito significativo às nossas crianças. O 1º ano desenvolveu uma sequência didática com o  Livro: Mamão, melancia, tecido e poesia, com a finalidade de promover o aprendizado e bom hábito da leitura e escrita através de temas importantes para o nosso bem estar físico, mental e social; o 2º ano desenvolveu a sequência   didática a partir do livro “As Jabuticabas”de Monteiro Lobato, que levou os alunos ao conhecimento do tema, com a intencionalidade de estimular, promover a compreensão e a interpretação oral e escrita; Já o 3º ano trabalhou com o livro “Os Hai-Kais” do Menino Maluquinho, onde através da leitura puderam conhecer mais o gênero textual poema e sua estrutruração.

Levando, assim, ao conhecimento de todos as possibilidades de construção textual de forma lúdica. Atividades como estruturação do Hai-kai,versificação, estrofação, rimas e analogias em ilustrações foram trabalhadas de forma alegre e criativa. Então, o ALE tem colaborado efetivamente para os resultados positivos do ciclo de alfabetização em nosso município”.

Alguns trabalhos expostos na sede da Secretaria Muncipal de Educação (antigo Brasilzinho)