Educação implanta em Guandu instrumento de avaliação do desenvolvimento escolar

O IMADE (Instrumento Municipal de Avaliação do Desenvolvimento Escolar) de Baixo Guandu,  foi introduzido no ano de 2018 através do decreto nº. 5.805 de 06 de julho de 2017, sendo elaborado pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu com a finalidade de atender o Plano Municipal de Educação – Meta 7: Estratégia 7.7 e Proposta Pedagógica   para  aferir o trabalho das escolas e o rendimento do aluno através do ensino-aprendizagem.

A avaliação ocorre ao final de cada ciclo – Fundamental I  (5º ano) e Fundamental II (9º ano). Os conteúdos abordados nas avaliações constam na proposta pedagógica do nosso município referente a cada etapa, sendo 10 (dez) questões de Matemática e 10 (dez) questões de Língua Portuguesa. A primeira etapa ocorreu no 1º Semestre no período de 03 de Julho a 05 de Julho em todas as turmas de 5º e 9º ano. As provas são aplicadas e corrigidas  por Técnicos e Professores localizados na SEMED.

Após a aplicação e correção das provas são realizados encontros de análises de resultados por segmento, onde são estudados e proposto intervenções pedagógicas de acordo com os descritores da Prova Brasil e PAEBES, observados para  elaboração  das questões.

Um dos objetivos é identificar as dificuldades de aprendizagem de cada turma, de acordo com seu contexto escolar e criar intervenções diretas, com foco na defasagem da turma. Essas intervenções  sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno tem a finalidade de garantir, aprimorar  e proporcionar uma reflexão sobre as ações do professor e da escola para garantir o avanço significativo do alunado.

Esse instrumento é um importante mecanismo para o desenvolvimento dos alunos, pois através dele a Secretaria Municipal de Educação e a Instituição Escolar poderão avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido com os alunos e  observar diferentes aspectos para garantir uma das mudanças apresentadas pela LDB – Lei 11.274,de 2006, onde no Art. 32 define que essa etapa da educação deve ter como objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura , da escrita e do cálculo.

Referente ao primeiro resultado do IMADE – 1ª Etapa – 2018, as Escolas que tiveram o melhor desempenho foram:

ANO

DISCIPLINAS

CLASSIFICAÇÃO

EMEIEF Darlene Maggioni Franquini

Matemática e Língua Portuguesa

1º lugar

EMEIEF Benevenuto C. Gobbo

Matemática e Língua Portuguesa

1º lugar

Equipe do IMADE: mais um instrumento para aprimorar o ensino público em Baixo Guandu