Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Educação Infantil promove “Semana Literária” no município

Em comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”, os Centros Municipais de Educação Infantil de Baixo Guandu, realizaram a “Semana Literária”, atividades de incentivo à leitura, cujo objetivo é desenvolver leitores proficientes e autônomos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

A programação foi variada, incluindo desde uma história diária à recontos de histórias que fazem parte do repertório das crianças, a ludicidade foi o critério usado para ilustrar as atividades, com direito a caracterização e dramatização protagonizada pelas professoras. Foi realizada exposição de Obras Literárias trabalhadas em sala de aula e ilustrações feitas pelas crianças.  
 
É de suma importância despertar nas crianças o prazer da leitura, reforçando a importância do livro como difusor de conhecimentos. O principal é estimular a prática de leitura por meio de atividades lúdicas, levar as crianças ao mundo da imaginação, apresentar personagens, conhecer autores e recriar narrativas que fazem parte do seu mundo infantil.

As ações também contam com a participação dos pais, essa influência nesse estágio é imprescindível. Os pais estão sendo orientados a estimularem a leitura em casa, sempre desafiando as crianças a conversarem sobre as leituras realizadas e as histórias contadas/cantadas.
 
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa significativa, afirmou a coordenadora da Educação Infantil Giovana Kill Pereira.