Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Eleição de rainha e princesas da festa pomerana leva grande público à Praça São Pedro

A Praça São Pedro ficou lotada na noite desta quinta-feira (20/09), quando foi dada a largada para a 2ª Guandu Pomerfest, com a eleição da rainha, princesas e representantes mirins do evento, que se realiza em Baixo Guandu entre 11 e 14 de outubro.
 
A rainda escolhida para a 2ª Pomerfest foi Raissa Schneider Branquinho, sendo eleitas princesas Thayane Sthingel Felix e Jackeline Ramlow Plantikow. Os representantes mirins da festa, também eleitos, são Emilly Gonçalves Zibel Morais e Gabriel Ortelan Wolfgramm.
 
Os júri encarregado de fazer a escolha esteve assim constituído:  professora Lisca Piske, cantora lírica Flavia Hulle, secretária Luciana Debortoli e o agente de negócios Ludovik Pier.
 
Durante quase duas horas centenas de pessoas acompanharam o desfile dos participantes, com direito a bonita ornamentação envolvendo uma passarela e a concha acústica da praça São Pedro.
 
Tudo muito organizado, com direito a torcida para os candidatos e candidatas. E também a passagem das faixas, com presença da rainha e princesas eleitas no ano passado. Após a eleição houve ainda um show de acordeon e concertina, bem ao estilo pomerano.
 
A festa pomerana de Baixo Guandu, realizada pela primeira vez no ano passado,  foi um grande sucesso e a expectativa da 2ª  Pomerfest é reunir cerca de 30 mil pessoas nos três dias do evento.
 
Atrações é que não faltarão para animar o público: shows musicais variados lembrando a cultura pomerana, apresentação de grupos de dança, desfile, muitas comidas e bebidas típicas, tudo regado a muita animação sem faltar o tradicional chopp.
 
A Guandu Pomerfest é uma realização conjunta da Prefeitura de Baixo Guandu com a Associação Diacônica Luterana. Baixo Guandu possui 40% de sua população de origem germânica/pomerana, segundo dados do IBGE.
 
Estas etnias tiveram presença marcante no desenvolvimento de Baixo Guandu, desde o começo do século passado, quando chegaram à região os primeiros descendentes especialmente de pomeranos, um povo que conserva muito suas tradições – desde o idioma até a religiosidade, além de gastronomia peculiar e forte ligação com a agricultura.