Eloy em Brasília busca recursos de emendas e participa de mobilização da Confederação Nacional dos Municípios

O prefeito em exercício Eloy Avelino viajou ontem (20/11) a Brasília, onde participa nos próximos dois dias de uma série de contatos buscando mais recursos para Baixo Guandu. Eloy participa também de uma mobilização nacional da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reivindica do Governo Federal um aporte extra de verba para cumprimento de metas e compromissos.

Eloy tem audiências marcadas para hoje com os deputados federais capixabas Paulo Foletto e Givaldo Vieira, ocasião em que solicitará dos parlamentares emendas parlamentares para 2018 beneficiando Baixo Guandu.

“Tanto Foletto quanto Givaldo tem nos ajudado com emendas importantes, garantindo maquinários para atendimento à população e vamos solicitar mais recursos para 2018”, explicou o prefeito em exercício Eloy Avelino.

Amanhã, a Confederação Nacional dos Municípios faz também em Brasília uma grande mobilização nacional reivindicando do Governo Federal um aporte de recursos de R$ 4 bilhões aos municípios brasileiros.

Eloy vai participar do movimento e considera a luta da CNM legítima, tendo em vista que os municípios estão hoje com dificuldades de cumprir seus compromissos pela escassez de recursos. Dados da Confederação mostram que os impostos arrecadados no país são hoje 50% destinados à União, 31% aos Estados e apenas 19% acabam nos cofres dos municípios.

Outro compromisso do prefeito em exercício Eloy Avelino em Brasília é um encontro na Associação Nacional dos Municípios Sede de Usinas Hidrelétricas (AMUSUH), que está reivindicando através de projeto de lei, em análise no Senado, do aumento de repasse dos recursos aos municípios geradores de energia elétrica.

Baixo Guandu faz parte desta associação em função da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas e pode ser beneficiado pelo projeto. O prefeito Neto Barros é o diretor financeiro da AMUSUH e tem acompanhado, juntamente com Eloy, a tramitação do projeto que aumenta os recursos aos municípios geradores de energia elétrica.

Ontem pela manhã, antes da viagem à capital federal, Eloy participou de uma reunião com os secretários municipais de Obras, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural, recomendando mais uma vez todo o cuidado com o período de chuvas que sempre causa problemas na cidade e nas estradas rurais. Foi acertado na ocasião um mutirão em bairros da cidade para retirada de entulhos, evitando que as enxurradas provenientes das chuvas evitem problemas no perímetro urbano.