Em clima de festa, Baixo Guandu inaugura indústria que dá novos rumos à economia do município

Baixo Guandu deu um passo gigantesco, ontem (10/04), na direção de mudar os rumos da economia do município. Em clima de festa e otimismo, foi inaugurada a maior indústria de confecções do Espírito Santo, a PW Brasil, que vai gerar 250 empregos diretos e mais cerca de 800 oportunidades no mercado de trabalho local.

Cerca de 600 pessoas acompanharam a solenidade de inauguração da fábrica, que está instalada numa área de mais de 20 mil m² no bairro Vila Kennedy. A PW Brasil já está em funcionamento desde o início de 2018, empregando 50 pessoas e até o próximo ano, quando atingir o auge da produção, vai oferecer mais cerca de 200 empregos em Baixo Guandu.

O governador Paulo Hartung, que prestigiou a inauguração, elogiou o trabalho visionário da Prefeitura de Baixo Guandu, ao atrair a PW Brasil para o município.

“Eu senti aqui hoje uma alegria contagiante. A PW Brasil é uma janela de oportunidades que se abre em Baixo Guandu. Esta obra fala ao nosso coração e que esta empresa se desdobre em outras. A Prefeitura está tentando trazer novos empreendimentos e ela terá todo o apoio do Governo do Estado”, falou Paulo Hartung.

O prefeito Neto Barros falou na solenidade sobre o momento histórico que Baixo Guandu vive com a inauguração da PW Brasil, atraindo para o município uma indústria de ponta e alta tecnologia, capaz de transformar o setor do vestuário numa nova matriz econômica no município.

“É um momento de fartura, de transformação econômica. A PW Brasil é a cereja do bolo e um sonho realizado”, acentuou o prefeito Neto Barros, que na sua fala também mostrou o crescimento econômico do município nos últimos 5 anos.

Baixo Guandu evoluiu de forma extraordinária no crescimento de micro e pequenas empresas, no número de empreendimentos individuais, no faturamento das empresas e na evolução da cota parte do ICMS.

O prefeito Neto destacou ainda a queda acentuada da violência em Baixo Guandu, com redução de 60% no número de homicídios nos últimos 5 anos, num trabalho feito em parceria da Prefeitura com os órgãos de segurança do Estado.

Na solenidade de inauguração da PW Brasil o primeiro a falar foi o diretor presidente da empresa, Paulo Roberto Almeida Vieira, que fez um retrospecto da vinda da indústria para Baixo Guandu. Paulo Vieira lembrou a determinação do prefeito Neto Barros em trazer a PW Brasil.

“O Neto foi insistente e nos deu todo o apoio, inclusive oferecendo a área para a instalação da fábrica. Fomos muito bem recebidos em Baixo Guandu e vamos retribuir oferecendo não somente nosso trabalho, mas também o bem estar de todos os nossos colaboradores na cadeia produtiva”, falou o diretor Paulo Vieira.

Falaram ainda na solenidade o deputado Dary Pagung e o senador Ricardo Ferraço, que trouxe de presente para a cidade uma emenda parlamentar para aquisição de uma motoniveladora.

Um grande público acompanhou a inauguração da PW, que se iniciou com a exibição de três vídeos mostrando a história da PW Brasil, os investimentos do Governo do Estado e o excelente momento econômico e social vivido por Baixo Guandu.

Estiveram presentes também 10 vereadores, o vice-prefeito Eloy Avelino, comandantes da Policia Militar de Colatina e Baixo Guandu, o presidente do Bandes, secretário de Desenvolvimento José Eduardo Azevedo, representantes da Findes, empresários e prefeitos da região, o ex-secretário de Estado Neucimar Fraga e representantes de associações de classe no município.

Depois da solenidade o governador Paulo Hartung fez ainda uma visita às instalações da Escola Viva, que fica ao lado da PW Brasil, atendendo a convite de alunos e do diretor Helton. Hartung veio à cidade de helicóptero, que pousou no estádio Manoel Carneiro pouco antes das 10 horas e retornou por volta das 13 horas.

A indústria PW Brasil, que fabrica as grifes famosas em todo o país Vide Bula e MissBella, é o grande presente de Baixo Guandu nas comemorações dos 83 anos de emancipação política, que se encerraram ontem com alvorada da banda Lyra Guanduense no início da manhã, encontro de fanfarras à tarde ainda show musical à noite.

A indústria ocupa área construída em torno de 5 mil metros quadrados

Descerramento da placa de inauguração da PW Brasil Export SA

Funcionários que já trabalham na empresa posaram com autoridades após a inauguração

O prefeito Neto Barros destacou o momento econômico importante que Baixo Guandu está vivendo