Emendas no valor de R$ 1,8 milhão garantem obras e compra de equipamentos

Num momento de grave dificuldades financeiras para os municípios, com queda acentuada de receitas em função da recessão econômica, Baixo Guandu teve a confirmação, nas últimas semanas, de emendas parlamentares que vão auxiliar a Prefeitura na execução de obras e compras de equipamentos.

O deputado federal Paulo Folleto e o deputado estadual Dary Pagung destinaram a Baixo Guandu R$ 1.809.538,00, recursos que serão liberados através de emendas parlamentares colocadas nos orçamentos de 2016 e 2017. Estas verbas serão destinadas a obras e serviços, além da compra de máquinas e equipamentos, beneficiando a sede e o interior do município.

Do deputado Paulo Folleto, duas emendas parlamentares de 2016 devem ser liberadas já nas próximas semanas: uma de R$ 300 mil destinada a serviços de pavimentação e drenagem e outra de R$ 200 mil, que será utilizada para compra de máquinas e equipamentos.

Na última terça-feira, (21/02) assessores do deputado Folleto estiveram em Baixo Guandu comunicando a inclusão  de mais uma emenda no valor de R$ 309.538,00, recursos que também devem ser aplicados em serviços de pavimentação e drenagem.

Em encontro no gabinete com o prefeito em exercício Eloy Avelino, os assessores do deputado federal, Sandro Ferrari e Jonas Côgo formalizaram a destinação desta emenda de R$ 309 mil, na presença também do presidente local do PSB, Kennedy Littig.

O deputado Paulo Folleto tinha agendado presença no encontro, mas teve que permanecer em Brasília para definir com a bancada federal capixaba a luta pela proibição de importação de café conilon do Vietnã, que acabou adiada por decisão da presidência da República.

Para o prefeito em exercício Eloy Avelino, as emendas parlamentares são essenciais neste momento de crise, porque permitem aos municípios atender às comunidades com obras e serviços, mediante apresentação de projetos. “É muito grave a situação financeira dos municípios de todo o Brasil e recebemos estes recursos com esperança, confiantes no trabalho dos nossos representantes a nível estadual e federal”, explicou Eloy.

Mais R$ 1 milhão para Baixo Guandu
Além das emendas do deputado federal Paulo Folleto, o deputado Dary Pagung  incluiu no orçamento do Estado para 2017, recursos no valor de R$ 1 milhão para obras de pavimentação de ruas e drenagem.

O deputado atendeu a apelo do prefeito Neto Barros, que incluiu entre as prioridades da gestão 2017/2020, entregar todas a ruas do município pavimentadas, incluindo a sede e interior. Entre 2013/2016 já houve um avanço extraordinário na pavimentação de ruas em Baixo Guandu e, nos próximos 4 anos, a intenção é garantir 100% de pavimentação na sede e também nos distritos.

Para receber os recursos oriundos de emendas parlamentares, cabe à Prefeitura de Baixo Guandu  elaborar projetos e encaminha-los aos setores competentes, num processo que demanda estudos técnicos e definição de prioridades.

Existe na administração municipal um setor que trabalha especificamente com convênios, acompanhando o andamento dos processos e apresentando a documentação necessária para a liberação dos recursos.