Encontro começa a definir a 1ª festa pomerana de Baixo Guandu, em outubro

Uma reunião realizada na semana passada no gabinete do prefeito Neto Barros, começou a definir os rumos da primeira festa pomerana de Baixo Guandu, que a princípio deve acontecer nos dias 7 e 8 de outubro deste ano.

Na próxima quinta-feira (25/05) acontecerá um novo encontro na sede da Igreja de Confissão Luterana, no morro da Caixa D’água, que vai formalizar uma comissão que cuidará dos preparativos para a realização da festa, que pretende resgatar os valores culturais dos pomeranos.

A iniciativa da realização da primeira festa pomerana de Baixo Guandu partiu do prefeito Neto Barros, durante as festividades, no mês de março, que marcaram a inauguração da rua Martim Lutero, que dá acesso ao templo da Igreja de Confissão Luterana do morro da Caixa D’agua.

Baixo Guandu possui aproximadamente 8 mil habitantes de descendência pomerana/alemã, mas sendo um dos municípios capixabas com maior presença germânica, aqui nunca se realizou uma festa específica lembrando a cultura destas etnias.

O prefeito Neto Barros convidou os pastores e membros da Igreja Luterana a encamparem a ideia da festa, que começa a tomar corpo e vai mesmo ser realizada no mês de outubro. A 1ª “PommerGuandu”, nome provisório da festa, pretende resgatar aspectos da cultura pomerana, destacando comidas e bebidas típicas, as danças, os shows de grupos musicais, o toque da concertina e dos grupos de trombonistas.

Participaram do encontro no gabinete do prefeito os pastores Siegmund Berger, Carlos Sthur e Ronei Odair Ponath, além de membros da diretoria da Igreja Luterana e da secretária de Educação Cenira Antonia da Silva. O vice-prefeito Eloy Avelino também esteve presente na reunião.

A Prefeitura vai colaborar com apoio logístico para a festa, mas sem patrocínio direito com recursos do município, em função da crise financeira que tem trazido dificuldades aos cofres públicos.

A ideia inicial da festa é promover um convite no centro de Baixo Guandu no sábado, dia 7 de outubro, com veículos e pessoas vestidas a caráter e grupos de trombonistas.

As atividades da festa deverão ocorrer no campo do Ginásio Brasil, nos dias 7 e 8 de outubro, com presença de palco, realização de shows artísticos tendo como tema a cultura pomerana e muitas barracas com comidas e bebidas típicas, além de sorteio de prêmios.

A comissão que será formalizada no novo encontro de amanhã pretende envolver toda a comunidade pomerana/alemã de Baixo Guandu, não só as pessoas ligadas à Igreja Luterana, mas também de outras denominações e interessados em preservar a cultura de modo geral.