Equipe no CRAS orienta a quem não tem internet para acesso ao auxílio de R$ 600 mensais

Desde a manhã de hoje (07/04), uma equipe da Secretaria de Assistência Social está atendendo no CRAS, localizado anexo ao estádio Manoel Carneiro, para orientar os guanduenses sobre o auxilio financeiro no valor mínimo de R$ 600 mensais por três meses, neste período de pandemia de coronavírus.

Segundo a secretária de Assistência Marcileni de Almeida Vasconcelos, quem não tiver acesso à internet em Baixo Guandu pode procurar o CRAS das 8 às 17 horas. Uma equipe estará à disposição para orientações de como fazer o cadastro.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu, que fica localizada próximo à antiga Câmara Municipal, também está atendendo aos Micro Empreendedores Individuais (MEI) e empresários do município. Segundo a secretária Luciane Cardoso, o objetivo é esclarecer dúvidas quanto ao acesso ao auxílio financeiro disponibilizado pelo Governo.

Auxílio financeiro

Sobre o auxilio financeiro em valores de R$ 600,00 a R$ 1.200, a Caixa liberou as seguintes informações para cadastro dos interessados:

• O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19;

• O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família;

• Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.

• Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.

• Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.

• As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site: auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial.

Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.