Equipes da Saúde vão hoje à Feirinha esclarecer programas desenvolvidos no município

Várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão estar hoje (27/04) na feirinha de Baixo Guandu, prestando esclarecimentos sobre os diversos programas desenvolvidos pelo setor no município. A programação faz parte do “Dia Mundial da Saúde”, celebrado no dia 7 de abril e pretende aproximar mais os guanduenses dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal.

Quatro stands, com orientação de 14 profissionais de enfermagem e servidores de outras áreas, vão esclarecer à população, entre as 16 e 19 horas, como proceder para ter acesso aos diversos programas ofertados pela Prefeitura Municipal.

Os esclarecimentos vão desde o Programa de Saúde da Família (PSF), até o combate ao tabagismo, tuberculose, hanseníase. AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão também apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Assistência em Referência Social (CRAS), Vigilância Epidemiológica e programas de imunização.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal, Jordanny Fonseca, explicou que esta ação é importante para que a população conheça mais de perto o conjunto de ações desenvolvido em Baixo Guandu, aproximando mais o setor saúde com as comunidades.

A enfermeira Kamilla Tavares Zandomêmico, que também estará hoje na Feirinha atuando nas equipes  e trabalha no Posto de Saúde do Rosário I, considera esta proximidade com a população importante. “Os programas ofertados pela Saúde em Baixo Guandu são amplos e queremos divulga-los da melhor forma possível, esclarecendo as formas de acesso a tudo aquilo que é realizado no cotidiano da Secretaria Municipal”, esclareceu a enfermeira.

Desde 2013 o setor Saúde em Baixo Guandu passa por um processo amplo de modernização, que incluiu a reforma total da estrutura do SESP, a construção/reforma de Postos de Saúde e a ampliação do funcionamento das equipes de PSF, entre outros.

O prefeito Neto Barros já determinou que neste novo mandato, o setor Saúde em Baixo Guandu vai buscar a humanização no atendimento, com capacitação permanente dos servidores e a oferta de um serviço mais próximo e eficaz para atender a todos os moradores do município.