Escola Móvel do SENAI: setecentos certificados de conclusão de curso para os novos profissionais guanduenses

Uma das iniciativas mais bem sucedidas da Prefeitura de Baixo Guandu no âmbito econômico e social, a parceria com o Sistema Findes, que trouxe para o município a Escola Móvel do SESI/SENAI, chega ao fim depois de exatos 10 meses de funcionamento. A próxima parada da Escola Móvel será em Santa Maria de Jetibá.

A partir de julho de 2014, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, quase 1120 vagas para mais de 50 turmas em cursos de formação/qualificação profissional foram colocadas gratuitamente à disposição dos guanduenses. Como resultado, mais de 700 alunos aptos a encarar o mercado de trabalho com um certificado emitido por uma das melhores instituições de ensino profissional do País.

“O certificado do SENAI é muito valorizado; por isso venho fazendo esses cursos mesmo antes de a Escola Móvel chegar a Baixo Guandu”, conta Marcos Junior Evangelista, 17 anos, morador do Centro. Ele já acumula 10 certificados de conclusão de curso profissionalizante do Sistema Findes, todos feitos no município.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

A entrega dos certificados de conclusão de curso da Escola Móvel do SENAI aconteceu na última segunda-feira (01), no Círculo Operário. Centenas de alunos e familiares estiveram presentes à cerimônia, que contou também com as presenças do prefeito Neto Barros, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Rodrigues, do diretor regional da Findes, Manoel Jacomin, e da diretora da Escola Móvel, Fernanda Soares.

META DE GOVERNO

A vinda da Escola Móvel do SENAI para Baixo Guandu faz parte da estratégia da administração municipal em fomentar o trabalho, o emprego e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida dos guanduenses. Longe de ser uma ação isolada, está integrada às iniciativas de atração de investimento da PMBG de empresas que vêm se instalar no município, como a PW Brasil, fábrica de confecções que vai gerar centenas de empregos.

“O Município de Baixo Guandu tem se destacado em toda região pelos resultados alcançados, com melhorias dos serviços prestados, aumento na geração de novos negócios, elevação do saldo de empregos formais, elevado numero de formalização de novos empreendedores, além de crescimento na Balança Comercial. São estas e outras ações que fazem de Baixo Guandu um das melhores cidades para se investir e viver”, lembra Clovis Rodrigues.

A saída da Escola Móvel não significa o fim das oportunidades de qualificação profissional para os guanduenses. A parceria com o Sistema Findes continua com a presença da Unidade Móvel do SENAI (Carreta de Solda), que está aplicando o curso de soldador, no Estádio Manoel Carneiro.

“Por isso, a importância dessas parcerias com instituições de ensino profissionalizante: é preciso que o trabalhador guanduense esteja capacitado a ocupar as vagas de trabalho que vêm sendo oferecidas, seja na indústria, no comércio ou prestação de serviços. Agora essas parcerias continuam através das carretas, e estamos tentando trazer de vez para Baixo Guandu uma Agência de Treinamento”, revela Neto Barros.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

There are no comments yet