Escola Municipal de Baixo Guandu recebe espetáculo sobre alimentação saudável

A Escola Municipal Aládia Trindade Paiva, em Mascarenhas, recebe na próxima segunda-feira (27), às 10h e 13h, o espetáculo teatral "Dona Comilene – A Gulosa Exagerada". Criada pela Cia. Trem Bão de Teatro e Música especialmente para o programa EDP nas Escolas, a peça chama a atenção de alunos, professores e familiares para a importância da adoção de hábitos saudáveis de alimentação.

Peça

Inspirada na commedia dell'arte, gênero italiano de teatro de improviso desenvolvido entre os séculos 15 e 16, a montagem conta a história de Dona Comilene, uma mulher sem limites quando o assunto é guloseimas. Sempre tentando fazer dieta, a personagem acaba caindo em tentação quando se depara com alimentos pouco recomendáveis para uma vida saudável.

Depois de anos alimentando-se de maneira inadequada, Dona Comilene começa a perceber que sua saúde está abalada quando passa a manifestar diversos sintomas causados pela obesidade. Numa decisão radical, a gulosa exagerada resolve tentar uma dieta milagrosa, deixando sua saúde em situação ainda pior.

Quando tudo parece estar perdido, Dona Comilene tem acesso a informações sobre alimentação equilibrada e rica nutricionalmente. A partir daí, a divertida personagem começa a ter dias melhores. Mas o que acontecerá com ela quando souber que terá de fazer atividades físicas?

Como na commedia dell'arte, o espetáculo é repleto de improvisações, pantomimas e música.  Na concepção visual o cenário lembra a tradicional carroça utilizada para essas encenações, além do uso de máscaras e figurinos que remetem à época.

EDP nas Escolas

O programa EDP nas Escolas é uma parceria do Instituto EDP com a Secretarias Municipal de Educação de Baixo Guandu. A iniciativa, que conta com o apoio do Banco do Brasil e da Inmetrics, tem como finalidade contribuir para o aumento da qualidade de vida estudantil por meio de ações de melhoria do ambiente escolar, de cidadania, integração entre empresa, escola e comunidade, além de fortalecimento pedagógico. Neste ano, o concurso levou o tema "Alimentação Saudável com Energia" para dentro das salas de aula.

O programa conta ainda com o desenvolvimento de diversas ações no decorrer do ano para o aprendizado do aluno e a integração arte e energia. Além do teatro nas escolas, foram distribuídos kits escolares, realizadas ações de melhoria do ambiente escolar, capacitação de professores e promoção de atividades culturais, que promovem a integração arte e energia.

Serviço: Dona Comilene – A Gulosa Exagerada
Data: 27/10
Escola: EMEIEF Aládia Trindade Paiva
Horário:  10h e 13h

Ficha Técnica:
Concepção geral e direção: Camilo Tostes
Músicas: Jamil Jiorges
Elenco: Alberico Farias, Camilo Tostese Jamil Jiorges
Produção: Espaço Oficina Cultural
Personagens: Dona Comilene, Porcarino, As Doenças, Dietnello, Piramidildo e Ativino Fisical.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias