Escolha da rainha e princesas da 3ª Guandu Pomerfest acontece hoje na feirinha

A arrancada para a 3ª Guandu Pomerfest, que está confirmada para o mês de outubro, vai acontecer hoje (29/08) a partir das 19 horas, na Ferinha Municipal da Praça São Pedro, quando será realizada a escolha da rainha, princesas e representantes nas categorias masculino e feminino até 11 anos e da terceira idade. A organização do desfile ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A cidade já entra, com a escolha de hoje, no clima da Pomerfest, que acontece em Baixo Guandu desde 2017 com bastante sucesso e este ano se repete nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

Esta 3ª edição da Guandu Pomerfest vai ser realizada em um novo local, a Praça do Jardim, tendo em vista que a Praça São Pedro estará fechada para obras de reforma.

Baixo Guandu possui 40% de sua população descendente de pomeranos/germânicos, e em 2017 resolveu fazer uma festa especifica homenageando a cultura destes povos, durante as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. A festa se repetiu em 2018 e agora chega a 3ª edição, procurando sempre resgatar a cultura e as tradições do povo pomerano.

O prefeito Neto Barros fez questão de inserir a Festa Pomerana no calendário de eventos da cidade, realizando-a em colaboração com a Associação Diacônica Luterana.

A programação da festa deste ano está sendo organizada por uma comissão formada por representantes da Prefeitura, da ADL e voluntários e deve ser divulgada até meados de setembro.

A ideia é novamente trazer shows que lembrem a cultura pomerana, com realização também de um desfile homenageando as tradições e barracas com comidas e bebidas típicas.

Para entrar no clima da festa pomerana, além do desfile para escolha da rainha, princesas, crianças e pessoas da terceira idade que vão representar a cultura da etnia, a praça São Pedro já terá hoje a barraca de chopp e algumas comidas típicas que geralmente já se fazem presentes na feirinha municipal.

Rainhas da 2ª e 1ª Guandu Pomerfest: Raissa Schneider Branquinho e Kayla Wolfgramm

Rainha e princesas da 2ª Guandu Pomerfest

A escolha da rainha, princesas e representantes infantis também aconteceu ano passado na Praça São Pedro