Esta semana tem festa pomerana, com muito chopp, comidas típicas e shows

Está tudo preparado para a 3ª Guandu Pomerfest, que acontece esta semana nos dias 4, 5 e 6/10 (sexta, sábado e domingo) e promete atrair um grande público à Praça do Jardim, onde uma estrutura estará armada para receber os participantes.

Realizada pelo 3º ano consecutivo e já fazendo parte do calendário oficial de eventos do município, a Guandu Pomerfest é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e procura resgatar as tradições do povo pomerano, cujos descendentes representam cerca de 40% dos habitantes de Baixo Guandu.

E o que não vai faltar na festa pomerana são as tradições deste povo que completa 160 anos da chegada ao Espírito Santo: comidas e bebidas típicas, vários shows musicais, apresentação de grupos de dança, desfile da rainha, princesas e representantes mirins e da terceira idade, celebração religiosa e até distribuição gratuita de 2 mil litros de chopp no sábado à noite.

“Preservar a cultura pomerana é também resgatar a história de Baixo Guandu, que teve participação muito importante desta etnia no desenvolvimento do município, falou o prefeito Neto Barros, que em 2017 lançou a ideia da festa e hoje ela é uma realidade.

Os pomeranos começaram a chegar ao Espírito Santo em 1859, iniciando sua trajetória capixaba ao se estabelecerem no município de Santa Leopoldina e em seguida buscarem as terras mais altas de Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

Em Baixo Guandu os pomeranos começaram a chegar nos anos 1920/1930, estabelecendo núcleos na região do Criciúma, Vila Nova do Bananal, no KM 14 e na sede. Os pomeranos ainda preservam muitos costumes trazidos desde a imigração, como o idioma (muita gente em Guandu ainda fala o pomerano), comidas e bebidas e também a religiosidade. No Norte de Itueta, bem perto de Baixo Guandu, também existe uma forte presença de descendentes de pomeranos.

Abaixo, o cartaz com a programação da 3ª Guandu Pomerfest: