Estado autoriza hoje licitação para construção de duas barragens na região do Queixada

O secretário de Estado de Agricultura Octaciano Neto, estará hoje (13/07) em Baixo Guandu quando serão oficialmente autorizadas as licitações para construção de duas barragens na região do Queixada.

Estas duas barragens serão construídas nos córregos Bomfim e Pinga Fogo e fazem parte de um programa estadual de retenção de água para enfrentamento da seca, beneficiando a agricultura e o consumo humano.

O prefeito Neto Barros, o deputado Dary Pagung e a comunidade local vão receber o secretário de Agricultura Octaciano Neto na Igreja Católica do Bomfim, às 19 horas, quando será oficializada a licitação para a construção das duas barragens. “Trata-se de obras de grande importância para Baixo Guandu, que enfrenta, a exemplo da maioria das regiões do Estado, desde 2014, a maior estiagem da nossa história”, explicou o prefeito Neto Barros, destacando que a região do Queixada passa tradicionalmente por secas severas e estas duas barragens são  uma esperança de dias melhores para a agricultura e também para a necessidade do consumo humano e de animais.

Neto agradeceu ao governador Paulo Hartung, ao secretário de Agricultura Octaciano Neto e ao empenho do deputado Dary Pagung para trazer estas duas barragens ao interior de Baixo Guandu. “Estamos trabalhando em conjunto com o deputado e com o Governo do Estado, buscando através do diálogo uma série de benefícios para nosso município”.

A barragem do Córrego Bonfim terá um volume de água acumulado de 96.165,86 m³, enquanto a barragem do Córrego Pinga Fogo terá capacidade de armazenar 153.786,60 m³. As duas barragens estão inseridas na sub- bacia do Córrego Laje, na bacia do rio Doce.

As duas barragens que terão a licitação autorizadas hoje, fazem parte de um programa estadual de retenção de água para enfrentamento da seca, que prevê a construção de 71 barragens em todo o Estado, com investimentos superiores a R$ 60 milhões.