Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Estrada asfaltada que liga Baixo Guandu a Colatina via Itaimbé terá obras retomadas

O Governo do Estado concluiu ontem (19/02) o processo licitatório da conclusão da estrada asfaltada (ES-446) que liga o distrito de Itaimbé, em Itaguaçu, a Colatina. O custo das obras dos 15,5 quilometros restantes ficou orçado em R$ 38,9 milhões e a previsão é que os serviços sejam retomados em 40 dias.
 
Com as obras realizadas, Baixo Guandu terá a opção de duas estradas pavimentadas com asfalto ligando a cidade a Colatina: pela BR-259 (federal) e através da ES-446, via Itaimbé.
 
O trecho Itaimbé-Colatina possui 29,2 quilômetros de extensão e começou a ser construído no governo anterior de Renato Casagrande (2011/2014), porém apenas 14 quilômetros chegaram a ser pavimentados. A etapa restante dos 15,5 quilômetros ficou paralisada durante 5 anos e agora as obras serão finalmente retomadas, com prazo de 180 dias para conclusão.
 
A ES-466 é importante para Baixo Guandu na medida em que cria uma opção de tráfego em estrada asfaltada até Colatina, via Itaimbé. No ano passado, quando a BR-259 ficou mais de 20 dias paralisada em função do deslizamento de rochas na região de Itapina, grande parte do tráfego de veículos oriundo de Minas Gerais e de Baixo Guandu foi feito via Itaimbé, porém em condições precárias, com mais de 15 quilômetros em estrada de terra.


Duas fases da ES-446: obras inacabadas e trecho já asfaltado nas proximidades do distrito de Itaimbé


No ano passado, produtores da região chegaram a protestar com a paralisação das obras de asfaltamento