Estudo do solo trará qualidade na pavimentação das ruas de Baixo Guandu

Pavimentar as ruas ou modificá-las não é tão simples assim. As ruas pavimentadas sem o devido estudo do solo podem simplesmente ficar esburacadas depois de uma forte chuva, por exemplo. E para elaboração de um projeto de qualidade nas ruas do Município de Baixo Guandu a Prefeitura contratou empresa que está realizando pesquisas e testes com os solos.

Os estudos são realizados de acordo com a Instrução de Serviço 203 das diretrizes de estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT e Normas para Projetos de Vias Urbanas. “Foram coletadas amostras representativas para cada horizonte de material. Esses materiais foram submetidos a ensaios físicos e mecânicos”, disse Luciano Motta, Engenheiro na Engepavi Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda.

Além disso, a empresa está realizando projeto de estudo das áreas que serão realizadas terraplenagem. São diversas análises e muito trabalho para que cada passo das obras seja realizado com segurança e planejamento.

Esse estudo é novidade na cidade, pois é a primeira vez que a Prefeitura contrata esse tipo de serviço. “Alem de possibilitar planejar as ações do executivo de forma ordenada, garantindo o crescimento e a humanização da cidade, o estudo do solo, da topografia, previne alagamentos, já que a drenagem fica de acordo com a inclinação exata do terreno, e traz economia, já que muitos calçamentos mal feitos têm de ser concertado pouco tempo depois”, disse Neto Barros, Prefeito de Baixo Guandu.

Os projetos realizados sem o estudo trazem prejuízo à população. “Hoje a prefeitura tem gastado muito com reformas que poderiam ser evitadas, como nos bairros Valparaíso e São Pedro, por exemplo. Daqui para frente às obras da Prefeitura terão padrão de qualidade e garantia”, encerrou o Prefeito.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon