Etapa do Mundial de Parapente se encerra com festa e entrega de premiações na praça São Pedro

Uma grande festa para celebrar uma ótima competição. Assim pode ser definida a cerimônia de encerramento da etapa do Campeonato Mundial de Parapente realizada em Baixo Guandu entre 14 e 21 de abril.

A Praça São Pedro ficou lotada na noite do último sábado (21/04), quando foram conhecidos os vencedores da etapa do mundial realizada em Guandu, com presença de 125 pilotos de 25 países. Foi uma semana inteira de competições, com muita movimentação na rampa do Monjolo, localizada a 20 quilômetros do centro da cidade.

O clima na festa de encerramento traduziu bem o entusiasmo dos participantes durante a competição, com presença do prefeito Neto Barros, do secretário estadual de Esportes Marcelo Coelho, pilotos brasileiros e de vários países, além do ótimo público que compareceu para prestigiar a entrega da premiação. A cerimônia teve tradução do professor de inglês Wdionatas Andrade Santos, da Wizard de Baixo Guandu, permitindo uma maior interação com o público.

Com a realização de uma etapa do Pan-Americano entre o final de março e início de abril e mais uma etapa do Mundial de Parapente, Baixo Guandu confirma sua liderança no Espírito Santo quando o assunto é este esporte. A Assembleia Legislativa, por sinal, acaba de aprovar projeto de lei considerando Baixo Guandu a capital capixaba do voo livre.

O prefeito Neto Barros agradeceu aos 125 pilotos de vários países que participaram da etapa do mundial, enfatizando a importância da cidade estar recebendo um evento desta importância. O Mundial, somado ao  Pan-Americano de Parapente trouxe mais de mil visitantes a Baixo Guandu em menos de 30 dias, movimentando a economia local.
“Desejamos a todos um retorno feliz para seus países de origem e que retornem à cidade para novas competições”, disse o prefeito Neto Barros.

O secretário de Esportes do Estado Marcelo Coelho também enalteceu a consolidação de Baixo Guandu como referência em voo livre, garantindo o apoio do Governo do Estado para novas competições.

Os pilotos presentes em Baixo Guandu mais uma vez elogiaram a estrutura da cidade para receber uma competição de nível mundial, destacando também a novidade de que foi providenciada uma equipe da escola Wizard para facilitar a comunicação dos pilotos com o público nos 7 dias de competição.

A rampa do Monjolo esteve lotada no sábado, ultimo dia da etapa do mundial de parapente. Mais mil pessoas acompanharam de perto a decolagem dos competidores, que coloririam o céu do município e chegaram a aterrissar em locais distantes, como na região do KM 14.

Uma competição, enfim, que só traz benefícios à cidade, não só pelo reforço na economia local, mas também pela grande divulgação que Baixo Guandu ganha em dezenas de países mundo afora.

Confira abaixo a classificação do Mundial de Parapente:

Categoria Aberta (open):
1 – Michael Küffeer…………………………………………Suiça
2 – Stéphane Poulain……………………………………..França
3 – Torsten Siegel…………………………………………..Alemanha
4 – Simon Mettetal………………………………………….França
5 –Biagio Aberto Vitale…………………………………….Itália
6 – Rafael Saladini………………………………………….Brasil

Categoria Feminino
1 –  Méryl Delferriere………………………………………..França
2 – Keiko Hiraki……………………………………………….Japão
3 – Yael Margelisch………………………………………….Suíça
4 – Klaudia Bulgakow……………………………………….Polônia
5 – Marcella Uchoa…………………………………………..Brasil

Categoria por equipes
Na categoria por equipes, o primeiro lugar ficou com o grupo “Ozone”, formado por dois franceses, um alemão e um espanhol;

Em segundo lugar ficou o grupo “Gin Gliders”, formado por um alemão, um suíço e uma inglesa;

E finalmente a equipe “Jack & Jones” ganhou o terceiro lugar, formado por três pilotos da Suíça e um peruano.

Os campeões da etapa guanduense do mundial na categoria Open:o suíço Küffer, o frances Poulain e o alemão Torsten Siegel

As campeãs da etapa na categoria mulheres: a francesa Méryl, a japonesa Keiko Hiraki e a suiça Yael Margelisch

Os campeões por equipes na etapa do mundial em Baixo Guandu

O prefeito Neto Barros, ao lado do secretário Marcelo Coelho, agradeceu a presença de tantos estrangeiros na competição