Expontões 2014: 7ª Feira Regional do Agroturismo 1ª Saberes do Espírito Santo

Baixo Guandu participará da Expontões 2014: 7ª Feira Regional do Agroturismo e 1ª Saberes do Espírito Santo. A feira será realizada de 23 a 25 de maio, na Praça do Sol Poente, em Colatina, um dos nove municípios que compõe a Região Turística Doce Pontões Capixaba.

A Expontôes tem por objetivo agregar valores aos negócios de turismo, a agroindústria, artesanato e economia solidária, além de promover os municípios. E uma grande oportunidade para que os turistas conheçam o que de melhor os municípios têm a oferecer.

A Expontões será realizada pela Região Doce Pontões Capixaba, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes) e Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).

Região Doce Pontões

A região turística de Doce Pontões Capixaba é composta por nove municípios do Noroeste/Centro-Oeste do Estado do Espírito Santo. São eles: Baixo Guandu, Alto Rio Novo, Águia Branca, Colatina, Mantenópolis, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Pancas e Marilândia.

Criada em 2005, a Região Doce Pontões Capixaba vem “despontando” e ocupando lugar de destaque nos turismos gastronômico, agronegócio, lazer, religioso, ecológico, cultural, rural e de aventura. No turismo de lazer e do agronegócio, por exemplo, chega a atrair cerca de 100 mil pessoas por ano nas suas tradicionais festas culturais.

A Doce Pontões é uma das nove regiões turísticas capixabas criadas pelo Governo Federal, reunindo todos os 78 municípios no Programa de Regionalização do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, do Ministério do Turismo, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento do turismo das mais diferentes áreas, alavancando o turismo de negócios.

O foco do Plano, com o Programa de Regionalização é o desenvolvimento do turismo por meio de ações educacionais, de preservação e valorização do patrimônio cultural, de capacitação de mão-de-obra e diversificação da oferta turística. Para discutir de forma integrada políticas voltadas para o setor, os municípios participam de reuniões itinerantes, contando com as parcerias do Sebrae e das Prefeituras e a orientação da Setur.

No Norte e no Noroeste do Espírito Santo ainda as Regiões Doce Terra Morena, a do Verde e das Águas e a das Pedras, Pão e Mel. As demais do Estado são: Metropolitana, dos Imigrantes, das Montanhas Capixabas, dos Vales e do Café, do Caparaó e também da Costa e da Imigração.

23/05 Sexta-feira

18h Abertura dos estandes para visitação