Farmácia Cidadã presta serviço de excelência e atende mais de 7 mil guanduenses por mês

Um serviço público na área de Saúde em Baixo Guandu que trabalha em silêncio, mas presta um grande serviço é a Farmácia Cidadã Municipal, garantindo medicamentos inteiramente gratuitos para grande parte da população.

Só para se ter uma ideia, nos últimos trinta dias, (de 24 de dezembro até ontem, 23 de janeiro de 2019), a Farmácia Cidadã atendeu 7.439 pessoas em Baixo Guandu, entregando 240 mil comprimidos para centenas de famílias em busca de tratamento de diversas  enfermidades.

“Trabalhamos aqui com foco num atendimento humanizado para milhares de pessoas, oferecendo gratuitamente medicamentos para garantir mais saúde”, afirma o farmacêutico responsável pela Farmácia Cidadã, Cleidiano Nunes De Martins, que vê neste tipo de serviço um grande alcance social.

Cleidiano informou que a Farmácia Cidadã gerida pela Prefeitura possui em estoque 140 tipos de medicamentos, destinados aos mais diversos tipos de enfermidades – entre eles antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos e medicamentos para doenças como o mal de parkinson e para diabetes, entre outros.

O coordenador da Farmácia Cidadã lembrou que o sistema informatizado implantado naquele setor permite um controle eficiente dos medicamentos, trabalhando com dedicação para que as necessidades básicas da população sejam atendidas.

“Trabalhamos com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), estipulado pelo Ministério da Saúde, buscando exatamente atender as necessidades prioritárias da população”, informa o farmacêutico Cleidiano De Martins, salientando que a Farmácia Cidadã atende também aos chamados medicamentos de alto custo.
“É o caso de pacientes transplantados, que necessitam fazer hemodiálise ou tenham outras necessidades de saúde onde os medicamentos tem um preço muito elevado”, afirmou o coordenador da Farmácia Cidadã, que é administrada pela Prefeitura e conta com recursos federais, estaduais e municipais.

A Farmácia Cidadã funciona em Baixo Guandu na avenida Carlos de Medeiros, próxima à praça do Jardim, em horário ininterrupto de 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O ambiente é climatizado e o atendimento individualizado, proporcionando conforto e aconchego para quem busca o medicamento receitado pelos profissionais da área médica.

O farmacêutico coordenador da Farmácia Cidadã informa que o custo anual do setor chega a aproximadamente R$ 500 mil, somente em compra de medicamentos, e o controle de estoque é rígido para não faltar remédios para as necessidades básicas.

“O Prefeito Neto Barros tem olhado com muito carinho todas as atividades da Farmácia Cidadã, considerando o grande alcance social que ela representa para grande parcela da população”, assegura o coordenador Cleidiano De Martins, informando também que está nos planos da gestão a construção de uma sede própria deste importante setor.

A Farmácia Cidadã Municipal funciona na avenida Carlos de Medeiros, próximo à Praça do Jardim