Festa do Trabalhador: participação popular, música, teatro, esporte e muito exercício de cidadania

Os guanduenses saíram aos milhares às ruas da cidade para comemorar o Dia do Trabalhador, na quinta (30) e na sexta (01) passadas. Foram dois dias de muita animação e participação popular na programação oferecida pela Prefeitura de Baixo Guandu, pelo Sindicato dos Servidores Municipais e pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Na quinta-feira houve apresentação de capoeira, teatro, com o Menestrel Moacir Reis – que emocionou o público declamando uma adaptação de um texto atribuído ao dramaturgo inglês William Shakespeare ao hino de Baixo Guandu –, e bandas.

Na sexta-feira, logo pela manhã, um “mar” de bicicletas tomou conta do 3º Bicicletaço da Paz, ponto alto das comemorações, que teve início às 08h e 30min. O Bicicletaço da Paz é uma iniciativa do prefeito Neto Barros colocada em prática em 2013 e que já faz parte do calendário festivo da cidade.

Em seguida, uma benção aos trabalhadores e aquecimento aeróbico com a professora Rose Gonçalves, da Escola de Samba Imperatriz do Forte, de Vitória.

Ainda na sexta-feira, à tarde, houve um “Aulão” de Zumba, também com a professora Rose Gonçalves, seguida da Gincana Ecológica. Mais tarde, ato público e a apresentação da Escola de Samba Imperatriz do Forte, sorteio de prêmios e show com a Banda Sambanejo fecharam a programação.

Outro evento importante, dentro das comemorações do Dia do Trabalhador, foi o fechamento da 1ª Gincana Ecológica, com a participação de todas as escolas do município. A tarefa dada aos alunos foi a coleta de material reciclável feita entre os dias 13 e 27 de abril. Ao final da gincana, 25 toneladas de resíduos sólidos foram entregues à Associação de Catadores de Materiais recicláveis Amigos do Meio Ambiente (ASCAMARES).

“Neste ano, a comemoração do Dia do Trabalhador em Baixo Guandu foi repleta de apresentações musicais e culturais, mas também de forte conotação cidadã, com o envolvimento mais abrangente dos representantes dos trabalhadores e a participação dos alunos de nossas escolas na Gincana Ecológica; estão todos de parabéns”, disse o prefeito Neto Barros.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br