Festa Pomerana começa amanhã com expectativa de grande público em Baixo Guandu

A 1ª Guandu Pomerfest, a festa pomerana de Baixo Guandu, começa amanhã (07/10) com expectativa de reunir um grande público no sábado e domingo na área de eventos do Ginásio Brasil. A estimativa é da presença de 6 mil visitantes na cidade, que já vive um clima de festa com o evento.

A organização da festa é da Associação Diacônica Luterana (ADL), com colaboração da Prefeitura Municipal e participação da Câmara Municipal, que realizará amanhã à noite sessão solene para homenagear famílias pomeranas.

Ontem à noite, durante a realização da feirinha, os pomeranos já se fizeram presentes na concha acústica, apresentando um show de concertina com o instrumentista Luiz Tress e a rainha da festa Kaila Wolfgramm, que toca acordeon e encanta a todos pela simpatia e musicalidade.

O prefeito Neto Barros, que em abril deste ano deu a ideia da realização da festa pomerana, logo encampada pela Igreja de Confissão Luterana no Brasil, está muito satisfeito com o evento e não esconde que ele se transformará num evento anual que vai marcar a cidade.

“Baixo Guandu teve e tem presença marcante dos pomeranos em sua história. Nada mais justo do que resgatar a cultura deste povo trabalhador, que mantém suas tradições”, disse o prefeito Neto Barros, que desejou a todos dois dias de muita alegria e diversão. “Não temos dúvidas que será uma grande festa, preparada com todo carinho”, falou Neto.

Desde o começo da semana a cidade já vive o clima da 1ª Guandu Pomerfest. As ruas estão enfeitadas e várias lojas da cidade aderiram ao clima festivo, com decoração específica e funcionários trabalhando com roupas típicas pomeranas.

“Vai ser uma das maiores festas pomeranas do Estado”, explicou ontem à noite o pastor Roney Ponath, da Igreja de Confissão Luterana de Baixo Guandu. “Esta é apenas a primeira, porque no próximo ano vamos repeti-la e tornar a festa uma tradição em Baixo Guandu”, disse o pastor.

Cerca de 40% da população de Baixo Guandu possui origem pomerana/germânica, entre eles o deputado estadual Dary Pagung, que nasceu no distrito de Vila Nova do Bananal. Dary entende que esta festa vai fazer justiça a um povo que foi fundamental na história guanduense.

“Os pomeranos fizeram e fazem história em nosso município e chegou a hora de celebrarmos isso, a exemplo do que fazem outras cidades do Estado. Tenho certeza que a festa se transformará numa tradição guanduense e parabenizo o prefeito Neto Barros e a Igreja Luterana pela iniciativa”, falou o deputado.

A festa pomerana começa amanhã às 10 horas com um grupo de trombonistas e pomeranos vestidos à caráter, no centro da cidade, convidando a população a participar das festividades, que se concentrarão na área de eventos do Ginásio Brasil.

Ali, além de shows artísticos e musicais em geral voltados à cultura pomerana, o público vai se deliciar com comidas e bebidas típicas típicas, e o sorteio de prêmios: um carro ônix zero quilometro e 3 motos de 175 cilindradas.

Confira no cartaz abaixo toda a programação da festa pomerana de Baixo Guandu: