Festa Pomerana encanta e atrai grande público em Baixo Guandu

Um público acima da expectativa participou neste final de semana (dias 7 e 8/10) da festa pomerana de Baixo Guandu, a primeira realizada na cidade, numa iniciativa da Associação Diacônica Luterana com apoio da Prefeitura Municipal.

Foram dois dias de muita festa e diversão nesta 1ª Guandu Pomerfest, que reuniu simultaneamente mais de 10 mil pessoas na área de eventos do Ginásio Brasil. Um dos pontos altos da festa foi o desfile pomerano realizado na manhã de domingo ao longo da avenida Carlos de Medeiros, retratando a trajetória desta etnia em Baixo Guandu.

A 1ª Guandu Pomerfest teve, além do desfile, apresentação de vários grupos folclóricos e de dança, shows musicais retratando a cultura pomerana, comidas e bebidas típicas e também um show de prêmios, com sorteio de 3 motocicletas e um carro zero quilometro.

Muito feliz com a realização da festa, o prefeito Neto Barros garantiu que ela já está incorporada ao calendário de eventos da cidade e tem tudo para se transformar numa das melhores do Estado.

“Baixo Guandu estava devendo esta festa de resgate da cultura pomerana, tendo em vista que 40% dos seus moradores são descendentes desta etnia e aqui ajudaram a escrever a história do município, com seu trabalho, sua religiosidade e seus costumes ainda muito preservados”, disse o prefeito Neto Barros.

A Associação Diacônica Luterana, através do pastor Siegmund Berger, também avalia como muito positiva a festa pomerana de Baixo Guandu.

“Foi impressionante a participação de moradores locais e de toda a região, que vieram ao Guandu prestigiar esta festa. A presença dos pomeranos é muito forte no município e fizemos uma comemoração à altura das tradições pomeranas, um grande sucesso que com certeza se repetirá no próximo ano”, falou Siegmund Berger.

A festa teve também uma sessão solene da Câmara Municipal, realizada no sábado, quando foram homenageadas 13 famÍlias pomeranas pioneiras. Segundo o presidente da Câmara Wilton Minarini, estas homenagens vão prosseguir na próxima festa, já que existem mais de 150 famílias de sobrenomes pomeranos e germânicos distintos residentes no município.

“Foi tudo muito bem organizado, um verdadeiro resgate da cultura pomerana”, explicou Wilton, que considerou a festa um grande sucesso.

O deputado guanduense Dary Pagung, que descende de pomeranos e nasceu no distrito de Vila Nova do Bananal, ficou entusiasmado com a festa, garantindo que o resgate cultural é uma questão de justiça e de gratidão a esta etnia que tanto participou do desenvolvimento local.

“Os pomeranos fizeram e fazem a história de Baixo Guandu, portanto merecem este reconhecimento”, explicou o deputado, que participou da Pomerfest vestido com roupa típica, a exemplo do prefeito Neto Barros. Os deputados federais Givaldo Vieira e Paulo Foletto também prestigiaram a festa em Baixo Guandu.

Além de todas as atrações da festa, um dos destaques da 1ª Guandu Pomerfest foi a segurança: em dois dias com presença de milhares de pessoas, nenhuma ocorrência policial foi registrada.
 “Os participantes estão de parabéns. Fizemos um esquema de policiamento especial e em nenhum momento ele precisou ser acionado. Tudo ocorreu na mais absoluta paz e tranquilidade”, informou o comandante da 2ª Cia do 8º BPM, capitão Wagner Batista.

Baixo Guandu viveu dois dias de intenso movimento, com reflexos positivos no comércio e ao setor de serviços, que tiveram um significativo aumento nas vendas. Muitos comerciantes enfeitaram suas lojas com motivos pomeranos e alguns deles aderiram aos trajes típicos para os funcionários.

A expectativa é que a adesão no próximo ano seja ainda muito maior, com Baixo Guandu abraçando em peso a Pomerfest, que será realizada em 2018 ainda com mais entusiasmo.

“Nós só temos que agradecer a todos pela ótima organização, o comportamento exemplar do grande público e a dedicação de todos que colaboraram. A Guandu Pomerfest veio para ficar e vai ser ainda maior no próximo ano”, finalizou o prefeito Neto Barros.

Confira algumas fotos a 1ª Guandu Pomerfest 2017

Desfile Pomerano (Dia 8 de outubro – Domingo) Fotos: Hilda Neitzel

Desfile Pomerano (Dia 8 de outubro – Domingo)

Área do Evento (Dia 8 de outubro – Domingo)