Fiscalização sanitária vai ao interior de Guandu orientar sobre a prevenção à COVID-19

Com apoio da Policia Militar, uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil voltou ontem (22/05) ao interior de Baixo Guandu, orientando a população sobre a prevenção à COVID-19, especialmente quanto ao uso de máscaras de proteção e funcionamento do comércio.

O foco dos fiscais sanitários da Prefeitura ficou voltado ontem à região do Mutum, especialmente no distrito do KM14, onde várias pessoas foram orientadas a permanecer em quarentena, em função de um caso pontual ocorrido naquela localidade.

Uma profissional de Saúde que trabalha em Colatina circulou pelo distrito, sem uso de máscara de proteção, na última semana, tendo recebido quando retornou à sua cidade de origem a confirmação de que estava infectada pelo novo coronavírus.

Ao tomar conhecimento do fato, a secretária de Saúde Terezinha Bolzani articulou a ida de uma força-tarefa ao KM 14, orientando as pessoas que mantiveram contato com esta pessoa infectada, a permanecer 14 dias em quarentena.

“O objetivo é evitar a disseminação do vírus no KM 14 e fizemos um bloqueio preventivo, orientando todos aqueles que mantiveram contato com a pessoa infectada. No interior ainda não temos casos de COVID-19 e estamos trabalhando para que isto não ocorra”, falou a secretária Terezinha Bolzani.

Os fiscais sanitários também visitaram o comércio no interior, especialmente os bares, orientando sobre a importância de evitar aglomerações e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no estabelecimento. No interior, o uso de máscaras também é obrigatório e a Prefeitura já fez a distribuição deste equipamento nos distritos.

Durante as duas últimas semanas outras visitas já foram feitas à região de Ibituba e Vila Nova do Bananal, com o mesmo objetivo, sempre com o apoio da Policia Militar. A preocupação com o KM 14 foi maior pelo fato da confirmação de uma pessoa infectada ter circulado no interior e na sede do distrito.

Comércio de Ibituba, orientado como funcionar pela Polícia Militar, Defesa Civil e fiscalização sanitária