Fundação Vale inclui cidade em projetos de Itinerância Cultural

A cidade de Baixo Guandu está incluída no projeto de “Itinerância Cultural” que está sendo desenvolvido pela Fundação Vale em municípios que mantém interatividade com a ferrovia.
Na semana passada o prefeito Neto Barros recebeu representantes da Vale em seu gabinete, quando foi dado o início dos procedimentos para garantir a participação de Baixo Guandu no projeto.

O objetivo maior do projeto é fomentar a cultura local, com  ações periódicas envolvendo aquelas pessoas ou grupos que desenvolvem algum tipo de atividade do gênero.
Conforme ficou definido com o prefeito Neto Barros, uma empresa especializada do Rio de Janeiro já está fazendo um diagnóstico das potencialidades culturais da cidade, numa espécie de inventário que vai nortear as ações a serem desenvolvidas.

Este “inventário” deve ficar pronto em cerca de 60 dias e a partir daí serão definidas as ações que serão desenvolvidas em Baixo Guandu, conforme explicou a representante da Fundação Vale, Viviane Fontes, que esteve no gabinete do prefeito juntamente com Jaime Pacheco Henriques, que cuida das relações institucionais da Vale na região.

A empresa Movida Produções está cuidando de fazer o diagnóstico cultural da cidade. Julia Motta e Marcela Pin, também presentes ao encontro com o prefeito Neto Barros, já passaram duas semanas em Baixo Guandu trabalhando no levantamento das potencialidades culturais locais.

Elas mantiveram encontros com artesãos, escultores, pianistas, pintores, representantes de grupos corais, participaram de uma cavalgada que tradicionalmente é realizada na cidade, visitaram o desativado Cine Alba e fizeram contato na Feirinha com pessoas do interior que mantém tradições nas áreas cultural e gastronômica.

O prefeito Neto Barros destacou que Baixo Guandu recebe com satisfação esta iniciativa da Fundação Vale, lembrando que a cidade possui excelentes artistas, nas mais diversas áreas, que poderão se integrar ao projeto de Itinerância Cultural.