Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

GGIM avalia segurança e quer manter os ótimos indicadores no combate à criminalidade

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), voltou a se reunir na última sexta-feira (23/03) para avaliar a questão da segurança em Baixo Guandu, tendo como meta principal manter e aprimorar os ótimos índices no combate à criminalidade observados no município.
 
O encontro aconteceu no auditório do Forum de Baixo Guandu, com a presença do prefeito Neto Barros, vice-prefeito Eloy Avelino, secretários municipais, representante da Defesa Civil, o delegado de Polícia Deverly Pereira Junior, o comandante do 8º Batalhão da PM, tenente coronel Romulo Souza Dias, o comandante da 2ª Cia do 8º BPM, capitão Wagner Batista e vereadores do município.
 
Baixo Guandu apresenta uma evolução considerada extramente satisfatória na questão da segurança, com números que apontam uma forte queda nos índices de criminalidade. O município, por exemplo, está há quase 300 dias sem registrar homicídios  – o último caso aconteceu em junho de 2017.
 
Para o comandante do 8º Batalhão da PM, coronel Romulo Souza Dias, o trabalho executado aqui está dando ótimos resultados, mas este fator positivo não deve ser motivo de acomodação.
“Pelo contrário, devemos continuar atentos e procurar aprimorar as ações”, disse o coronel Romulo, que aproveitou para explicar no encontro o esquema de segurança que está sendo montado durante a festa de Baixo Guandu, que acontece entre 6 e 10 de abril próximos.

O comandante da 2ª Cia da PM, capitão Wagner Batista, falou sobre a interação necessária  das policias civil e militar no combate ao crime, destacando uma providência importante tomada pela Prefeitura Municipal também relacionada à segurança: o recolhimento de animais  de grande porte soltos no perímetro urbano.

“A Polícia Militar era constantemente acionada para retirar animais soltos na área urbana, especialmente no entorno das rodovias asfaltadas, situação que já causou acidentes graves, fugindo de sua função principal de prevenir o crime. Agora, no entanto, a Prefeitura está fazendo o recolhimento destes animais, uma medida importante na área de segurança”, falou o capitão.

O delegado de Polícia Deverly Pereira Junior fez também um relato das atividades do setor que comanda, enfatizando mais uma vez a importância da interação permanente com a Policia Militar e gestores municipais. Deverly vê com satisfação a queda nos índices de criminalidade em Baixo Guandu, atribuindo esta nova realidade também ao setor de inteligência, que tem atuado forte na prevenção.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foi criado pela Prefeitura em 2013, quando eram alarmantes os índices de criminalidade em Baixo Guandu. Ele surgiu exatamente para mudar este quadro, reunindo gestores municipais, policias civil e militar, Promotoria Pública e Justiça.

Para o prefeito Neto Barros, os números desde 2013 demonstram o acerto das reuniões periódicas do GGIM para analisar as questões da segurança. Neto elogiou o trabalho das policiais Civil e Militar, a interação de ações que envolvem a segurança e a preocupação de todos em aprimorar o trabalho que vem sendo realizado.

“Diminuímos em mais de 60% os casos de homicídio, que é um indicador forte da segurança de uma cidade. E estamos com quase 300 dias sem a ocorrência de crimes de morte, uma evolução recorde e fantástica para uma cidade que era considerada violenta dentro do contexto da segurança no Estado”, falou o prefeito Neto Barros.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Skip to content