GGIM faz reunião extraordinária para analisar medidas de combate ao COVID-19

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) fez na manhã desta quinta-feira, (7/05) reunião extraordinária no auditório da nova sede da Prefeitura, para discutir e analisar o conjunto de medidas que estão sendo tomadas em Baixo Guandu no combate ao novo coronavírus.
O GGIM se reuniu de forma extraordinária exatamente em função do novo quadro de COVID-19 , com o aparecimento de casos confirmados em Guandu (4) e o aumento progressivo de casos suspeitos (31) no município.

Os membros do GGIM concordam que a situação apresenta um quadro que se agravou em Baixo Guandu e que novas medidas para aumentar o isolamento social poderão ser tomadas, exatamente objetivando evitar a disseminação do contágio. Além das restrições já contidas em decreto assinado no último sábado pelo prefeito Neto Barros, o GGIM analisa novas normas para evitar a circulação de pessoas especialmente  no centro da cidade, inclusive destinadas ao tráfego de veículos.

No encontro do GGIM foi analisado também um controle mais rígido no grupo de pessoas que estão em quarentena ou isolamento domiciliar, uma vez que há relatos de que algumas destas pessoas continuam transitando normalmente pelas ruas – e com possibilidade de estarem transmitindo o novo coronavírus.

O GGIM estuda ainda ampliar em maís duas as barreiras sanitárias em Guandu, além daquelas que já estão atuando na rodoviária e na BR-259. A ideia é criar equipes volantes, com o apoio da PM, para atuar no bairro Boa Vista e na Mauá – divisas de Baixo Guandu com Aimorés.

O GGIM concluiu que a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção está sendo bem acatada (cerca de 90%), mas o objetivo é chegar logo aos 100% . As equipes da Saúde com orientação das agentes do setor já estão distribuindo máscaras desde o início da semana, em domicílio, com duas unidades por morador – elas são reutilizáveis.

O GGIM é formado por representantes da Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Câmara Municipal e existe em Baixo Guando desde 2013. Na reunião de hoje estiveram presentes 20 representantes destas instituições e ainda pessoas ligadas ao setor de saúde, como Secretaria Municipal, Vigilância e do hospital de Baixo Guandu.