Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Grupo EDP realiza soltura de peixes na Usina de Mascarenhas

A EDP, empresa do Grupo EDP Brasil, realizou nesta quinta-feira, dia 20, a soltura de 50 mil alevinos (filhotes de peixes) no reservatório da UHE Mascarenhas, no Rio Doce, município de Baixo Guandu. Para a ação, a EDP investiu em um estudo minucioso sobre alternativas de manejo do reforço pesqueiro, no qual foram propostas algumas ações, dentre elas a realização do procedimento de transposição manual de peixes, o monitoramento trimestral da ictiofauna e o reforço do estoque pesqueiro com a soltura filhotes de peixes de espécies nativas.

A iniciativa, que marcou o início de um novo ciclo do projeto na UHE Mascarenhas, nos próximos dois anos, totalizará a soltura de 300 mil alevinos, e representa uma perspectiva socioambiental de recomposições de estoques de peixes e o restabelecimento de populações de espécies ameaçadas ou extintas. Entre os anos de 2011 e 2013, o projeto realizou a soltura de 240 mil filhotes de peixes.

As espécies foram selecionadas em função dos resultados obtidos com o monitoramento de peixes realizado na região onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Mascarenhas. Nas pesquisas realizadas, foram identificadas mais de 30 espécies nativas da bacia do Rio Doce, entretanto, sua utilização em projetos de reforço de estoque pesqueiro depende da existência e disponibilidade de tecnologias de reprodução induzida, aliada ao comportamento e hábito alimentar das espécies.

Os peixes foram adquiridos de laboratório especializado em reprodução induzida de espécies nativas, entre eles, serão soltos filhotes de Lambari (Astyanax sp.), Acará (Geophagus brasiliensis) e Curimba (Prochilodus costatus). Espécies exóticas não são contempladas nas campanhas de soltura devido ao potencial impacto negativo destas para o ambiente.

"A soltura dos peixes faz parte da política de meio ambiente e sustentabilidade do Grupo EDP, que é publicamente reconhecida como modelo de referência no Brasil, e é resultado de um denso estudo na área de influência do empreendimento que visa monitorar o conjunto das espécies de peixes que existem na região", destaca o diretor de Operação e Manutenção da Geração do Grupo EDP, José Cherem Pinto.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914

Assessoria de Imprensa EDP
Fernanda Lozer
Av. Lourival Nunes, nº 390 – Planalto de Carapina – Serra – ES – CEP.: 29.162-748 – Brasil
Tel.: 55 27 3348-4921
Fax.: 55 27 3348-4927
Cel.: 55 27 99849-9904

Texto: Fernanda Lozer
Foto: EDP