Guandu é uma das cidades com maior número de beneficiados com auxílio financeiro

Graças a um trabalho intenso de levantamentos e denúncias mostrando a gravidade dos danos provocados à população pela tragédia da Samarco, Baixo Guandu é hoje, proporcionalmente, a cidade que mais possui famílias beneficiadas com o Programa de Auxílio Emergencial – o conhecido cartão que paga uma ajuda mensal para os prejudicados.

Em Baixo Guandu são 1641 cadastrados no auxílio emergencial conforme dados divulgados esta semana, referentes ao mês de setembro de 2019. Em Aimorés, são 1605 o número de beneficiados, enquanto cidade bem maiores, como Governador Valadares, tem apenas 434 beneficiados.

No Espírito Santo, Linhares tem o maior número de benefícios via cartão mensal de auxilio emergencial (2.649), o que representa pouco mais de 1,2% da população do município, enquanto em Baixo Guandu cerca de 5% dos moradores ( 1641 dos 31 mil habitantes) recebem o auxílio emergencial. (Veja abaixo o quadro do número de beneficiados no vale do rio Doce).

Mesmo com este número expressivo de moradores de Baixo Guandu terem sido reconhecidos como atingidos, dentro do contexto de avaliação da Fundação Renova, o prefeito Neto Barros considera que milhares de pessoas ficaram de fora das indenizações e tem todo o direito de lutar pelo ressarcimento do que perderam com a lama da Samarco.

O prefeito lembrou da luta dos artesãos, dos tiradores de areia, dos comerciantes que viviam do pescado, daqueles que fabricavam material para a pesca e muitas outras categorias que nunca foram reconhecidas como atingidas.

“Na verdade todos somos atingidos pela tragédia da Samarco. Não há um guanduense sequer que não tenha sofrido algum tipo de impacto   , direto ou indireto, pela lama que invadiu nosso rio Doce e mudou nossas rotinas, o lazer, o ganho financeiro, as consequências ruins  na saúde e uma série de outros prejuízos, materiais ou emocionais”, concluiu Neto Barros.