Guandu elege nesta quinta, na feirinha, rainha e princesas da 2ª Pomerfest

A 2ª Guandu Pomerfest, que acontece entre os dias 11 e 14 de outubro, está a pleno vapor. Nesta quinta-feira (20/09), acontecerá na feirinha da praça São Pedro a eleição da rainha e das princesas da festa, além da escolha do casal pomerano da terceira idade e dos representantes mirins masculino e feminino.

Desde o inicio deste ano a comissão da 2ª Pomerfest tem se reunido periodicamente para organizar a festa pomerana, que foi realizada de forma pioneira em outubro do ano passado e transformou-se em grande sucesso. A festa já está inserida no calendário oficial de eventos da cidade.

A festa pomerana em Baixo Guandu inicia-se este ano no dia 11 de outubro, véspera de feriado, com sessão solene da Câmara Municipal homenageando mais 11 famílias de origem germânica que tiveram participação relevante na história do município.

No dia 11 será lançado ainda um livro escrito pelo pastor luterano Carlos Stur, relatando a trajetória da colonização pomerana nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, com destaque para Baixo Guandu, Colatina e cidades mineiras como Itueta e Resplendor.

Entre os dias 12 (feriado) e 14 de outubro, sexta a domingo, as atrações da festa são muito diversificadas: vários shows com bandas pomeranas, apresentação de grupos de dança, moda de viola e um desfile pelas ruas da cidade no sábado à tarde, retratando a história da colonização desta etnia em Baixo Guandu.

No pátio do Ginásio Brasil, mais de 20 barracas vão dar conta de servir comidas e bebidas típicas e uma grande tenda  será armada para proteção do sol ou eventual chuva. E, a exemplo do ano passado, vai haver distribuição de chopp gratuito no sábado à noite ao longo da avenida 10 de abril.

A 2ª Pomerfest é uma realização conjunta da Prefeitura de Baixo Guandu com a Associação Diacônica Luterana, objetivando resgatar exatamente a importância da cultura pomerana na história do município. Segundo dados do IBGE, 40% da população guanduense tem origem germânica.

O prefeito Neto Barros, que lançou a ideia da festa pomerana no começo do ano passado, durante inauguração de uma rua homenageando o reformador Martinho Lutero, disse esta semana que se sente muito gratificado em poder homenagear esta etnia.

“Os pomeranos tiveram uma participação muito importante no desenvolvimento de Baixo Guandu e nossa intenção era resgatar os valores da cultura deste povo. O sucesso da 1ª Pomerfest foi muito grande e agora estamos na 2ª edição certos de que vai ser outra grande festa, inclusive já fazendo parte do calendário oficial de eventos da cidade”, falou o prefeito Neto Barros.

A comissão organizadora espera um fluxo de 30 mil pessoas nos 4 dias da 2ª Guandu Pomerfest. Desde o começo do mês uma barraca de chopp já divulga aos sábados a festa em pontos estratégicos de Guandu e um pelotão formado por descendentes de pomeranos participou do desfile de 7 de setembro.

Em 2017, a eleição da rainha e princesas foi feita na área de eventos da Igreja Luterana. Amanhã a nova escolha será na praça São Pedro

Prefeito Neto Barros com a rainha da primeira Guandu Pomerfest, Kayla Wolfgramm

A primeira Guandu Pomerfest reuniu um grande público no ano passado