Guandu Pomerfest inova em local e atrações e mais uma vez atrai grande público

Pelo terceiro ano consecutivo, a realização da Guandu Pomerfest durante este final de semana (4, 5 e 6/10) conseguiu o sucesso esperado, com presença de grande público e tendo como novidades este ano um novo local (Praça do Jardim), show de forró e celebração religiosa ecumênica, seguida de almoço comunitário.

“A nossa festa pomerana foi novamente um grande sucesso e já é considerada uma das melhores do Estado”, disse ontem o prefeito Neto Barros, que em 2017 lançou a ideia da comemoração e desde então a Pomerfest é realizada com sucesso, fazendo parte inclusive do calendário oficial de eventos da cidade.

O sociólogo, cineasta e professor Jorge Kuster Jacob, de Vila Pavão, onde se concentra a segunda maior comunidade pomerana do Estado, veio a Baixo Guandu este ano e ficou impressionado com todos os aspectos que envolvem a festa.

“Baixo Guandu está de parabéns por promover este resgate da cultura pomerana e falei isso para o prefeito Neto Barros, que segundo fiquei sabendo realiza também uma festa dedicada à cultura africana na cidade”, falou o professor Jorge Kuster Jacob, lembrando que em Vila Pavão já é realizada uma festa conjunta chamada Pomitrafo – envolvendo as culturas pomerana, italiana e africana.

A 3ª Guandu Pomerfest aconteceu entre sexta-feira e domingo na Praça do Jardim, atraindo milhares de pessoas com muitos shows de grupos pomeranos, de grupos de dança e também de forró, que sempre cai bem no gosto do público. Houve também um desfile pomerano pela avenida 10 de Abril.

A estrutura colocada na Praça do Jardim teve palanque, barracas com comidas e bebidas típicas e banheiros químicos, atendendo bem ao grande público que prestigiou. No sábado à noite, através de doação de voluntários, foram oferecidos de graça 2 mil litros de chopp ao público presente.

No domingo pela manhã (ontem), outra inovação foi um culto ao ar livre oficiado pela Igreja de Confissão Luterana, com pregação em português e também no idioma pomerano. O grupo musical Pommer Mekas encerrou a festa por volta das 15 horas.

A Guandu Pomerfest, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, foi realizada este ano na Praça do Jardim em função das obras de construção da nova Praça São Pedro, onde ela aconteceu em dois anos anteriores. O local agradou em cheio e pode no próximo ano ser escolhido de novo para a 4ª Guandu Pomerfest.

Umas das novidades da Guandu Pomerfest foi uma celebração religiosa realizada no domingo pela manhã

O culto foi celebrado em português e também na língua pomerana

Muitas pessoas participaram do almoço comunitário

A rainha Heloisa agradecendo ao público a grande participação na 3ª Guandu Pomerfest