Guanduense irá acompanhar andamento de obras públicas via internet

Na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, servidores da Secretaria Municipal de Obras de Baixo Guandu estiveram em Vitória participando do curso de capacitação sobre o Geo-Obras, um sistema online que permite o lançamento em tempo real de todas as informações referentes ao andamento dos processos, desde a licitação do projeto à prestação de contas.

O sistema será coordenado no município pelo secretário de obras e operado por um servidor da secretaria, que ficará encarregado de inserir os contratos da prefeitura no site do Tribunal de Contas a partir de março de 2013.

GEO-OBRAS

O principal objetivo do programa Geo-Obras é dar transparência, maior controle e visibilidade à contratação e ao andamento das obras e serviços de engenharia e arquitetura por prefeituras e órgãos públicos. Segundo o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), o sistema facilitará também os processos internos das instituições para a prestação de contas.

Outro benefício da implantação do sistema digital é a interação direta da população, que poderá, além de acompanhar os processos, fazer reclamações e denúncias diretamente no site.

O programa é um dos mais modernos do segmento e apenas outros cinco estados brasileiros já o utilizam. A informatização total dos processos acontecerá em uma questão de tempo. O Tribunal já está trabalhando para prestação de contas totalmente eletrônica e está em processo de desenvolvimento da certificação digital.