Guanduenses vão comemorar hoje a Semana da Consciência Negra

A Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 17h:30min, na Concha Acústica da Praça São Pedro, a comemoração da Semana  da Consciência Negra.

A Secretaria Municipal de Educação preparou várias atrações para logo mais, entre elas, desfiles e apresentações culturais pelos alunos da rede municipal de ensino.

ENTENDA

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada oficialmente no Brasil no dia 20 de Novembro, este dia está incluído na semana da Consciência Negra.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594.

Quilombo era uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil. Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias e outras.

Com Secretaria Municipal de Cultura

Assessoria de Comunicação PMBG