Guardas Mirins de Guandu recebem uniformes e capacitação sobre ações no trânsito

Os guardas mirins que atuam no estacionamento rotativo em Baixo Guandu tiveram na última quarta-feira (21/02), uma palestra de capacitação com a Polícia Militar e receberam também uniformes para utilização durante o serviço.

O estacionamento rotativo em Baixo Guandu está inserido no programa Primeira Oportunidade, criado em 2015 pela Prefeitura Municipal e que é considerado um grande sucesso na região. Os adolescentes recebem mensalmente uma bolsa de meio salário mínimo para atuação durante um turno de trabalho, orientando e fiscalizando o estacionamento rotativo.

Na quarta-feira o cabo da Polícia Militar Kalebe fez uma palestra sobre trânsito aos guardas mirins e a coordenadora do projeto Meiriely falou aos adolescentes sobre as normas e os deveres a serem cumpridos durante o expediente de trabalho.

Estiveram presentes também a secretária municipal de Assistência Social Ana Paula Guimarães, cuja pasta é responsável pela condução do projeto Primeira Oportunidade, além do secretário de Governo Nelcimar Siqueira, que foi um dos responsáveis pela implantação do sistema do estacionamento rotativo em Baixo Guandu no ano de 2015.

Cada turma do estacionamento rotativo é formado por aproximadamente 20 guardas mirins, de ambos os sexos, que se revezam na fiscalização, ganhando assim uma primeira oportunidade de atuação.

Desde 2015, mais de 150 adolescentes de Baixo Guandu passaram pelo programa.

O prefeito Neto Barros, ao criar o Primeira Oportunidade, destacou a importância do município criar condições para os adolescentes terem, através do projeto, um meio de alcançar futuramente o mercado de trabalho.

Hoje vários destes adolescentes já estão trabalhando em empresas da cidade, valendo-se inclusive da experiência inicial do programa iniciado em 2015 e considerado um exemplo de sucesso em toda a região.