Guardas-mirins ganham capacitação e novo uniforme no projeto Primeira Oportunidade

Os guardas-mirins que prestam serviço ao estacionamento rotativo em Baixo Guandu receberam, na semana passada, uma nova capacitação para aprimorar suas funções, além de uniformes – coletes e bonés – de identificação.

O encontro aconteceu no auditório do CRAS da cidade, com a participação dos 16 guardas-mirins, da secretária de Assistência Social Ana Paula Guimarães, da coordenadora do projeto Primeira Oportunidade Meiriely Costa e do secretário municipal de Desenvolvimento Clóvis Rodrigues.

Na oportunidade os nossos “guardinhas” receberam uma palestra de capacitação para o desempenho de suas funções, seguida de uma fala do secretário de Desenvolvimento Clovis Rodrigues sobre o bom momento econômico que o município atravessa.

A guarda mirim existe em Baixo Guandu desde 2015, quando foi criado o estacionamento rotativo na cidade. Os adolescentes, de ambos os sexos, atuam num turno nas ruas da cidade, recebendo uma remuneração de meio salário mínimo, utilizando o outro turno para estudos na escola onde estão matriculados.

O estacionamento rotativo em Baixo Guandu e a atuação dos guardas-mirins estão inseridos no projeto Primeira Oportunidade, criado na gestão atual, que dá chance aos adolescentes terem uma experiência inicial de ocupação.

O Projeto é considerado pioneiro na região e tem obtido um grande sucesso, porque além de oferecer aos adolescentes uma oportunidade de atuação remunerada, possibilita um ordenamento no trânsito com benefícios ao comércio e aos usuários  no estacionamento nas ruas centrais da cidade.

O projeto pioneiro de Baixo Guandu despertou o interesse de cidades vizinhas, cujos administradores municipais visitaram a cidade para conhecer de perto o sistema de estacionamento aqui implantado.