Homens surpreendem e aderem ao programa Novembro Azul, de prevenção ao câncer da próstata

Cerca de 250 homens comparecerem ontem (19/11) em Baixo Guandu a mais uma etapa do Novembro Azul, programa de prevenção ao câncer de próstata. Uma surpresa altamente positiva, uma vez que o mesmo programa no ano passado registrou o comparecimento de apenas 17 homens.

A etapa de ontem foi realizada a partir das 19 horas no pavilhão da Igreja Adventista da avenida 10 de Abril, que ficou lotado de homens para cadastro de exame do PSA. Este exame pode identificar através do sangue alterações importantes no diagnóstico do câncer de próstata.

O Novembro Azul começou no dia 14 em Guandu, com caminhada e ação de esclarecimento na ferinha da praça São Pedro, e continua hoje e vai até 27 de novembro com atendimento noturno nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Nos postos de saúde em horário noturno haverá atendimento médico e odontológico, e administração de vacinas (Tríplice Viral, Hepatite B e DT). Nas ações do programa estão sendo realizadas também visitas às empresas Capixaba Couros e Límpida, com palestra e coleta de sangue para exames.

Homens surpreendem
Na ação realizada na noite de ontem no pavilhão da Igreja Adventista, a grande surpresa foi a adesão forte dos homens ao Novembro Azul. O prefeito Neto Barros, presente ao encontro, fez um relato das atividades das ações de saúde no município e elogiou a disposição dos homens em se prevenirem contra o câncer de próstata.

“É uma grande vitória esta presença de tantos homens aqui nesta preocupação com o seu bem estar. Vocês estão de parabéns e a Secretaria Municipal de Saúde se preparou para atender a todos, numa parceria que fizemos com o Sicoob”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Saúde Lucinéia Seibel Storch lembrou que o Outubro Rosa aconteceu mês passado com cerca de 2 mil exames realizados e agendados para o sexo feminino, transformando-se num grande sucesso. “E agora temos a grande alegria que ver que os homens também se mobilizaram para atender ao nosso chamado no Novembro Azul”, disse a secretária.

Falaram ainda na ação de ontem o vice prefeito Eloy Avelino, a representante do Sicoob, o pastor da Igreja Adventista e o evento terminou com uma palestra do médico Guilherme Seibel Storch, que abordou exatamente a importância da prevenção ao câncer de próstata. Diagnosticada precocemente, a doença tem altas chances de cura.

A secretaria Lucinéia Storch fez questão de mais uma vez destacar a importância da parceria do programa Novembro Azul com o Sicoob, agradecendo àquela instituição pela união de forças e sua preocupação com as comunidades onde atua. Esta parceria já havia acontecido na campanha Outubro Rosa, outro sucesso da Saúde em Baixo Guandu.