Homicídios caem 40% em quatro anos

Desde a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com participação das secretarias municipais, das Polícias Civil e Militar, da Justiça Estadual, Ministério Público Estadual, da Câmara de Vereadores e da CDL, em 2013, as ações de enfretamento à violência e criminalidade vêm gerando resultados muito positivos para a sociedade guanduense.

O número de crimes contra a vida vem recuando, ano a ano, segundo dados fornecidos pelo comando da 2ª Cia do 8º Batalhão de Polícia Militar de Baixo Guandu: foram 15 homicídios registrados em 2015, contra 25 assassinatos ocorridos em 2011. Portanto, a queda do número de homicídios chega a 40% em quatro anos.

Além das ações de inteligência promovidas pelas polícias Civil e Militar com apoio do Poder Judiciário, para prevenir e combater as causas que ensejam a criminalidade no município, a prefeitura vem colaborando com essa ofensiva contra o crime. Embora não seja responsabilidade constitucional dos municípios, o enfrentamento à criminalidade e às formas de violência ganham força em Baixo Guandu pela via da parceria entre a prefeitura e os órgãos estaduais de Segurança Pública.

“Além de fortalecer e apoiar o GGIM, fazemos tudo que está ao nosso alcance para ganhar essa guerra contra o tráfico de drogas e a criminalidade. Instalamos 20 câmeras de videomonitoramento em vários pontos da cidade, equipamentos que estão vigiando as áreas mais perigosas, as entradas e saídas do município; e avançamos muito com obras de pavimentação em praticamente todos os bairros, melhorando também a iluminação pública no território do Guandu. Isso favorece o trabalho da polícia no combate ao crime”, salienta o prefeito Neto Barros.

O assunto “Segurança Pública”, inclusive, é o tema do programa Fala Prefeito que será veiculado nesta terça e sexta-feira (22 e 25), às 9h30 e às 14h30, pela rádio Sintonia FM (87,9 Mhz).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação PMBG