Inauguração do consultório odontológico na USF do Bairro Operário

Hoje, quarta-feira (10), às 9h foi oficialmente inaugurado o Consultório Odontológico da Unidade de Saúde da Família João Batista Costa – Bairro Operário em Baixo Guandu. O Prefeito Neto Barros, Sônia Grassi Secretária Municipal de Saúde, Desireé Vargas Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, Assessores Municipais, diversos servidores da Unidade e pacientes fizeram parte desse momento especial para a cidade.

A USF do bairro Operário nunca teve consultório odontológico e agora recebe maquinário novo e de alta qualidade. “A população estava precisando de melhores condições no atendimento e agora conquistou. Com isso podemos dar início aos tratamentos, além do espaço e aparelhos serem excelentes”, contou a dentista Aline Sanches Lino Braga.

O agricultor Adílio Demdiann, de 64 anos, foi um dos primeiros a receber atendimento hoje e muito feliz, disse que com o consultório na Unidade do Bairro Operário ficou bem melhor marcar consulta. “Muito bom termos o consultório aqui. Agora melhorou, pois antes a gente demorava um ano pra conseguir marcar dentista e hoje eles marcam com uma semana”.

Não será apenas a USF João Batista Costa que terá o consultório. Aos poucos todas as Unidades receberão os equipamentos. O Município possuía 13 consultórios, mas apenas 03 estavam em uso até o mês de janeiro deste ano (2013) e agora em julho, a Prefeitura já está com 09 funcionando. “Já conseguimos reduzir em 30% o tempo de espera para consultas, mas a meta é melhorar cada dia mais”, disse o Prefeito Neto Barros.

A Prefeitura, junto à Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Saúde Bucal, está criando um projeto de Saúde Bucal que vai atender cada vez melhor a população. “Estamos adquirindo equipamentos novos, materiais de primeira, além de já contar com empresa especializada para dar manutenção na aparelhagem”, disse o Prefeito.

Com poucos consultórios disponíveis em janeiro, quem precisava de dentista na cidade não conseguia atendimento pelo Município. “Nessas situações a população tinha de procurar o serviço particular para conseguir tratamento. Nosso projeto é humanizar o atendimento e realizar diversos tratamentos, como canal, próteses dentárias (que já estão sendo distribuídas) nos postos da cidade. Com isso, Baixo Guandu se torna referência em Saúde Bucal. Nenhuma prefeitura faz isso”, encerrou Neto.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon