Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Infraestrutura patrola 100% das estradas e recupera calçamento do Batuta e Jacutinga

Trabalhando em ritmo intenso nos últimos 150 dias, a Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Infraestrutura Rural, Estradas e Pontes, conseguiu recuperar todas as estradas do interior do município, com intervenções que incluem patrolamento, cascalhamento, construção de caixas secas, desobstrução de bueiros, abertura e remoção de rochas, conforme a necessidade.
 
O Secretaria de Infraestrutura Rural também recuperou o calçamento da Serra do Batuta, entre julho/agosto e começou esta semana a recuperar também a Serra do Jacutinga, cuja via encontra-se interditada para a realização dos serviços nos próximos 10 dias.

O secretário de Infraestrutura Sergio Reis explicou que são pouco mais de 800 quilômetros recuperados nos últimos 150 dias, incluindo as chamadas estradas principais e os galhos.

“Trabalhamos com uma equipe bem dedicada e hoje podemos dizer que o tráfego de veículos em todo o interior de Baixo Guandu acontece em excelentes condições”, falou o secretário.
 

Para realizar todo este serviço de atendimento a mais de 800 quilômetros de vias, a Secretaria de Infraestrutura conta com 3 patróis, 2 escavadeiras hidráulicas, 2 retroescavadeiras, uma pá carregadeira e 2 caçambas, além de veículos de apoio de menor porte.
 
“As interferências foram inúmeras em dezenas de estradas principais e córregos em todo o município de Baixo Guandu”, falou o secretário Sergio Reis, uma vez que às vezes não basta o simples patrolamento das vias. Cascalhamento, remoção de rochas, alargamento de pista, construção de caixas secas, limpeza para escoamento de água e outras intervenções são muitas vezes pontualmente necessárias.
 
Reservatórios de água
Paralelamente à recuperação das estradas, a Secretaria de Infraestrutura Rural iniciou em agosto um programa de atendimento a propriedades rurais para construção e limpeza de poços, visando o armazenamento de água com as chuvas que se aproximam.
 
Na região do Bananal foram 17 propriedades atendidas até anteontem, com cerca de 35 poços preparados ou limpos através do maquinário da Prefeitura. Este serviço, conforme o secretário Sergio Reis, vai continuar especialmente nas regiões do interior de Baixo Guandu com menor oferta natural de água.
 
A criação da Secretaria de Infraestrutura Rural, em janeiro deste ano, foi uma decisão do prefeito Neto Barros, tendo em vista o estado das estradas do interior, que necessitavam de uma atenção específica.
 
O prefeito lembrou que em 2013, com as fortes chuvas que caíram no mês de dezembro em Guandu, as vias do interior ficaram praticamente destruídas, a ponto de isolar várias comunidades durante dias e com estradas mudando até seu curso natural em função da queda de barreiras.
 
“Hoje montamos uma estrutura específica para atender ao interior e a situação já se encontra excelente, graças à dedicação e ao esforço das equipes da Secretaria de Infraestrutura Rural”, explicou o prefeito Neto Barros, que quer um trabalho permanente de manutenção de forma a permitir o escoamento da produção com tranquilidade.


Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, Estrada do Bananal


Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, Panelada, Varjão e Bia


Recuperação do pavimento em paralelepípedo na serra do Córrego Batuta


Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, ES-165, de Ibituba a entrada para Barra do Bananal


Construção de poços para retenção de água no interior do município


Execução de poços para reservatório d’água, região de Santa Rita


Remoção de interferências e alargamento da pista, Km 18 da ES-165


Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, Córrego Pinga Fogo, região do Queixada


Remoção de interferências e alargamento da pista, Km 18 da ES-165


Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, Córrego Beira Laje


Remoção de rocha e alargamento da pista, Km 22 da ES-165


Remoção de rocha e alargamento da pista, Km 22 da ES-165


Alargamento da estrada, no trecho de recuperação do calçamento do Córrego Batuta

Limpeza, remoção de interferências e alargamento da pista, Estrada de Vila Nova do Bananal


Início das obras de recuperação do calçamento da Serra do Jacutinga