Inpe emite alerta vermelho para chuvas no Estado, que continuam até segunda-feira

O Espírito Santo vai continuar com tempo chuvoso e ocasionalmente severo com possibilidade de ocasionar danos e acidentes, até a próxima segunda feira, dia 5 de fevereiro.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu na noite de terça-feira um alerta vermelho sobre as condições climáticas adversas em solo capixaba, recomendando que a população esteja preparada para medidas de emergência com a maior segurança possível.

O Inpe pede que a população fique atenta às atualizações da previsão do tempo e siga as recomendações da Defesa Civil e demais órgãos competentes.

A previsão do tempo para hoje é de chuvas mais frequentes na região do rio Doce e existe ainda o alerta de que entre sábado e segunda-feira, a chuva tende  a ser mais forte e volumosa.

Em Baixo Guandu
Na sede de Baixo Guandu, choveu entre a noite de terça-feira até a manhã de hoje, quinta-feira, 72mm. E a previsão dos Institutos de Meteorologia é que as precipitações continuem até a próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro.

O Instituto Climatempo prevê para hoje em Guandu  25mm de chuva, na sexta feira 23mm, no sábado mais 27mm, no domingo a chuva aumenta para 41mm e na segunda feira, 5 de fevereiro, a previsão é de mais 47mm.

Confirmada esta previsão,  Baixo Guandu teria até segunda feira mais 143mm de chuva, além dos 72mm que caíram entre a noite de terça-feira e a manhã de hoje, totalizando 215mm em apenas 7 dias.

Toda esta situação fez com que a Defesa Civil Municipal, bem como as Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural, ficassem em estado de alerta em Baixo Guandu desde a última terça-feira, por determinação do prefeito Neto Barros.

Qualquer emergência relacionada às chuvas pode ser comunicada pelo telefone 3732-4864 (Defesa Civil).